Cepejor

CEPE

Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo (CEPEJOr), credenciado junto ao CNPq, UFCA.

O grupo de pesquisa desenvolve pesquisa em conjunto com o Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online da Universidade da Beira Interior, Portugal e com a Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TELEJOR) da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBJOR) sobre as principais tendências e inovações tecnológicas no telejornalismo contemporâneo. Os pesquisadores além de publicarem artigos científicos, criam produtos de comunicação em cibermerios: sites, fanpages e aplicativos digitais na área de Telejornalismo.

São duas linhas distintas com sete integrantes do CEPEJOR, entre professores e estudantes. O CEPEJor é um grupo de pesquisas credenciado pelo Conselho Nacional de Pesquisa, com sede em Juazeiro do Norte, no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri.

Linhas de Pesquisa: Estudos da Televisão e Audiovisual

Palavras-chave: Ambientes Midiáticos, Mediação e Colaboração;

Pesquisadores:
Diógenes D’Arce Cardoso de Luna
Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira
Priscila Maria Lapa

Estudantes:
Amanda Salustiano dos Santos
Charleson Renan de Queiroz Lucena
Danielle Bezerra Feitosa
Emmanuelle Monike Silva Feitosa
Iacy Samylla Sobreira Alves
Isaac Macedo Goncalves
João André da Silva Alcantara

Árvore do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Rádio e Televisão; Videodifusão;

Setores de aplicação:
Outro

Objetivo:

Desenvolver estudos relacionados a interação entre a mídia audiovisual e a sociedade.Procura-se estudar os novos ambientes midiáticos surgidos a partir da participação social do público na Televisão com o suporte da Internet.

Linha de Pesquisa: Jornalismo, mídias digitais e redes sociais na Internet

Palavras-chave: mídias digitais, redes sociais, jornalismo;

Pesquisadores:
Diógenes D’Arce Cardoso de Luna
Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Estudantes:
Charleson Renan de Queiroz Lucena
Danielle Bezerra Feitosa
Francisco Wellery Gomes Bezerra

Árvore do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico);

Setores de aplicação:
Educação Superior

Objetivo:

Estudos no âmbito da produção, edição e distribuição de conteúdos noticiosos. JornalismoMóvel (MOJO). Estudos de plataformas de mídias digitais, softwares degerenciamento, edição e publicação de notícias. As redes sociais naInternet e suas interfaces com o Jornalismo. Relações entre mídiasdigitais e mídias de massa. Teorias do Jornalismo e suas reconfigurações. Ambientes virtuais e suas interfaces com o Jornalismo. Convergências midiáticas e Jornalismo.

Pesquisa: O telejornalismo em multiplataformas digitais.
Linhas de pesquisa: Jornalismo e Mídias Digitais Móveis e Telejornalismo e novas tecnologias
Repercussões das atuações do grupo: Apresentação de pesquisas científicas no Brasil e em Portugal sobre as novas tecnologias digitais e o consumo midiático no Jornalismo. Participação em entrevistas (programas de TV), conferências nacionais e internacionais. Artigos publicados em periódicos e revistas nacionais e internacionais.