Mapeamento das Mídias

Mapeamento-das-Mídias

O objetivo do projeto é conhecer e compreender como ocorrem os processos comunicacionais e o mercado de trabalho no Cariri, especificamente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Em 2011 o projeto mapeou os veículos impressos, de rádio e TV. Este ano, mapeamos as mídias digitais (sites e blogs) e, estamos trabalhando no mapeamento dos assessores e empresas de assessoria de comunicação que atuam na região.

Durante o mapeamento traçamos os objetivos, os questionários que serão aplicados nas visitas técnicas e a produção dos relatórios. Nas idas a campo, entrevistamos representantes das instituições mapeadas.

Em reunião, discutimos textos acerca dos nossos objetos a serem mapeados e a metodologia de nossas pesquisas. A partir disso e somado às nossas observações, analisamos e concluímos as dimensões do mapeamento através de critérios previamente definidos.

O intuito é traçar um histórico desses meios, o contexto em que surgiram, os traços culturais dos mesmos, e mais especificamente, como se dão as práticas jornalísticas dentro desses veículos.

Com isso, pretendemos aproximar as atividades do curso à realidade local, adaptando nossa matriz curricular às necessidades e características daquilo que já é feito em jornalismo no Cariri. Porém, estaremos atentos às mudanças que serão necessárias no setor, uma vez que a profissionalização adequada seja de fundamental importância.

css.php