Chico José abre I Semana de Jornalismo do Cariri

• Postado em 12 de janeiro de 2016

A abertura da I Semana de Jornalismo do Cariri, evento realizado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA) contou com a presença do jornalista Francisco José da Rede Globo. Chico José, como é conhecido, falou sobre as aventuras que viveu em seus 40 anos de carreira, os desafios das grandes reportagens que produziu para o jornalístico Globo Repórter e comentou sobre o livro que está escrevendo, dedicado aos cinegrafistas que o acompanharam durante as viagens pelo mundo.

Com o tema “Grandes Reportagens e as Transformações do Jornalismo”, Chico contou histórias, mostrou vídeos de matérias especiais e deu exemplos das dificuldades que os estudantes de jornalismo e demais profissionais da comunicação podem encontrar em busca de boas reportagens. Citou, entre outras, a expedição que fez ate as Bahamas, há dois anos, para mergulhar com tubarões-tigre. Na ocasião o cinegrafista que registrava as imagens subaquáticas quase foi atacado por um tubarão medindo cerca de quatro metros.

Francisco José nasceu no Crato, mudou-se para Recife aos 11 anos de idade, onde aprendeu a profissão antes mesmo de existir um curso de Comunicação. “Na minha época a gente aprendia ao mesmo tempo em que produzia, não era como hoje que há toda uma preparação para formar um jornalista. Por isso acho muito importante ter um curso de Jornalismo aqui no Cariri”, disse. E completa: “Eu sempre recomendo que os estudantes façam um teste vocacional antes de seguir na profissão, só pode ser jornalista quem realmente ama o que faz”.

Chico é recordista de edições produzidas para o Globo Repórter, são 93 programas no currículo com matérias gravadas em todos os continentes. “No livro em que estou escrevendo, conto muitas histórias de bastidores, desafios de reportagens e as minhas experiências durante as viagens”.

O evento vai até sexta-feira, 15. Nessa terça, a programação segue com a oficina “Ética e Comunicação – Defesa e Proteção dos Jornalistas e Cidadãos”, ministrada por Ângela Marinho, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), às 14h. Haverá também mesas de debate, a partir das 19h, para discutir “Mídias e Direitos Humanos” e “Radiojornalismo”.

A Semana de Jornalismo do Cariri é uma realização do curso de Jornalismo da UFCA em parceria com o IFCE e apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFCA, SENAC, Gráfica Sobreira, Cariri Revista, Cariri Garden Shopping, Colégio Paraíso, Indaiá e Imobiliária Fernandes. A programação completa você encontra aqui.