Segundo dia de programação da I Semana de Jornalismo do Cariri discute Direitos Humanos e Radiojornalismo da região

• Postado em 13 de janeiro de 2016

O segundo dia de programação da I Semana de Jornalismo do Cariri, que aconteceu ontem, 12, organizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA, reuniu oficinas e mesas redondas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (IFCE) de Juazeiro do Norte. Estudantes, professores e profissionais da área participaram destes momentos de debate sobre o jornalismo da região, no qual a discussão da obrigatoriedade do diploma e a reflexão teórica na universidade foi destaque nas discussões.

Com o tema “Mídia e Direitos Humanos: o exercer dos diretos humanos nas notícias”, a primeira mesa-redonda discutiu assuntos ligados às minorias e sua representação na mídia, a legislação brasileira no que diz respeito à comunicação e sua democratização. Os debatedores foram o prof. João Adolfo Bandeira (UFCA), a Jornalista Ângela Marinho da Comissão Nacional de Ética da Federal Nacional de Jornalistas, e a radialista Célia Rodrigues, da Rede Mídia e Mulher. A mediação foi do prof. Alessandro Reinaldo (UFCA).

Célia Rodrigues, que teve sua fala com foco na exploração feminina na propaganda, parabenizou o espaço dedicado à discussão sobre os direitos humanos no evento. “Espero que essa iniciativa tenha uma continuidade. O trabalho de debate, aonde se ouve a fala que vem de fora, é mais do que importante, não apenas para a formação profissional, mas para sensibilizar, pois em toda e qualquer carreira que exige responsabilidade ao outro e a outra, é preciso que se trabalhe com sensibilidade. Vocês estão de parabéns”, afirmou. A jornalista Ângela Marinho deu destaque ao curso ao afirmar que “o curso de Jornalismo da UFCA está mudando a forma de fazer jornalismo no interior do Ceará”.

O segundo momento da noite teve início com o lançamento do Manual de Radiojornalismo formulado pela professora do curso da UFCA, Rosane Nunes, e os estudantes monitores da disciplina de radiojornalismo, André Alcantara e Viviane Bastos. A mesa-redonda discutiu o radiojornalismo da região, “o que foi perdido e o que se tem de novo”, com os jornalistas João Hilário, Tadeu Gomes e Antônio Vicelmo. O debatedor Vicelmo falou sobre seu novo livro, seus 50 anos de jornalismo, tanto no rádio como em outros veículos de comunicação, e sobre a obrigatoriedade do diploma para ser jornalista. “A formação acadêmica é muito importante para qualquer pessoa. Se os bons jornalistas de hoje sem diploma fossem formados, eles seriam melhores ainda”, declarou Vicelmo durante sua palestra.

A Semana de Jornalismo do Cariri é uma realização do curso de Jornalismo da UFCA em parceria com o IFCE e apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFCA, SENAC, Gráfica Sobreira, Cariri Revista, Cariri Garden Shopping, Colégio Paraíso, Indaiá e Imobiliária Fernandes. A programação completa está disponível no site do curso.

_DSC0187-2

Foto: Giovanna Duarte