Jornalismo na internet é tema do terceiro dia da I Semana de Jornalismo do Cariri

• Postado em 14 de janeiro de 2016

Na noite de ontem, 14, a I Semana de Jornalismo do Cariri, organizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (IFCE) de Juazeiro do Norte, local onde o evento é sediado, reuniu profissionais da região para discutir “jornalismo na internet: produção de conteúdo”. A mesa-redonda foi formada por Hudson Jorge, do blog O Berro, Alana Maria, da Cariri Revista, e Normando Sóracles, criador do site Miséria. A mediação foi realizada pelo professor do curso, Paulo Eduardo Lins.

A programação desta quarta-feira teve início com uma apresentação artística do ator e estudante de Jornalismo, Márcio Silvestre, que trouxe uma reflexão a respeito dos sonhos e as dificuldades de um jovem no mundo virtual, onde mesmo estando conectado a milhões de pessoas, permanece, as vezes, sozinho na sociedade.

Foto: Giovanna Duarte

Na ocasião, cada palestrante apresentou a plataforma da qual fazia parte. Normando Sóracles, que há mais de 40 anos trabalha com comunicação, contou a história do site Miséria. De início, se chamava “O Nordestino”. Mudou de nome durante a cobertura de um acidente, quando o morador que estava sendo entrevistado disse “Isso é uma miséria”. O nome pegou e hoje o site é conhecido por toda a região do Cariri e estados vizinhos, possuindo alto índice de audiência.

Alana Maria concluiu o curso de Jornalismo na UFCA há um ano, e Hudson Jorge é aluno concluinte.  Segundo Alana, é muito bom ver os estudantes de jornalismo da UFCA se organizando e realizando um evento desse porte, com jornalistas renomados nacional e internacionalmente e também dando ênfase aos jornalistas do Cariri. “É estranho voltar como palestrante. Eu estava acostumada a sentar no pátio da UFCA e discutir comunicação, cultura popular, movimento estudantil e, um ano depois, estou numa mesa com vários jornalistas renomados. É estranho, mas é muito gratificante também”, contou.

A Semana de Jornalismo do Cariri é uma realização do curso de Jornalismo da UFCA em parceria com o IFCE e apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFCA, SENAC, Gráfica Sobreira, Cariri Revista, Cariri Garden Shopping, Colégio Paraíso, Indaiá e Imobiliária Fernandes. A programação noturna se encerra hoje, com uma mesa sobre o mercado de trabalho em Jornalismo na região.