Comunicado do Curso de Jornalismo sobre as aulas no período de irregularidade do transporte

• Postado em 18 de janeiro de 2016

A Coordenação do Curso de Jornalismo comunica aos estudantes alguns procedimentos que serão adotados até que seja normalizado o sistema de transporte de acesso à UFCA. Em Reunião Ordinária do Colegiado do Curso, aberta à comunidade acadêmica, realizada na manhã desta segunda-feira (18), foi definido que as aulas não podem ser interrompidas, tendo em vista a proximidade do término do semestre letivo, a impossibilidade de prorrogação do calendário acadêmico e as atividades programadas em cada disciplina. O Colegiado também optou por adotar um conjunto de medidas que visem não prejudicar o aluno que fique impossibilitado de chegar ao Campus em função da falta de transporte coletivo, entre as quais a suspensão das chamadas até que o transporte seja normalizado.

A decisão do Colegiado levou em consideração que nem todos os alunos do curso utilizam a empresa Lobo como forma de acesso ao Campus. O curso possui diversos estudantes residentes em outros municípios além de Juazeiro do Norte, outros possuem contrato com serviços de transporte de acesso à Universidade (com pagamento mensal de tarifa), outros possuem veículo próprio. Portanto, nem todos os alunos estão impossibilitados de assistirem normalmente suas aulas.

Porém, o Colegiado também compreende as dificuldades dos alunos que residem em Juazeiro do Norte e precisam chegar ao Campus por meio do transporte da empresa Lobo. Desta forma, ficou acertado que cada professor vai discutir com as turmas a melhor maneira para não prejudicar esses alunos. Foi discutido ainda que, em função de uma série de fatores, a permanência das aulas em outros ambientes que não sejam da universidade, é inviável. O IISCA chegou a manter contato com a URCA, para realização das aulas em outros espaços, mas ainda não obteve retorno. Além disso, cada disciplina possui suas especificidades e dinâmicas próprias, o que dificulta o deslocamento para áreas que não foram previamente preparadas para a realização das aulas.

Para o Colegiado do Curso, a questão do transporte público em Juazeiro do Norte é grave e precisa de uma ampla discussão, envolvendo toda a comunidade acadêmica e não apenas o curso de Jornalismo. O assunto já vem sendo tratado pela UFCA em nível institucional.