Joubert de Albuquerque Arrais

Foto 04 Joubert
Doutor em Comunicação e Semiótica (CoS/PUCSP, 2015). Mestre em Dança (PPGD/UFBA, 2008). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFC, 2003). Formação artística pelo Centro Em Movimento – Lisboa / Portugal (2009/10, 2013, 2015, 2016). Áreas de atuação e pesquisa: Pesquisa Acadêmica/Artística, Crítica de Dança e Jornalismo Cultural, Dança e Televisão, Dança Contemporânea, Dança e Performance, Estudos do Corpo e do Movimento, Cultura Midiática, Comunicação e Artes do Corpo. É membro-fundador da Associação de Pesquisadores em Dança (ANDA) e coordenador do comitê temático Produção de Discurso Crítico sobre Dança (2011-12, 2013-14, 2017-18). Foi professor assistente/adjunto do bacharelado e licenciatura em Dança, na Faculdade de Artes do Paraná, da Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR, out/2013 a jan/2017). Como crítico de dança, escreve na imprensa cearense desde 2003, colaborando com os jornais O POVO e Diário do Nordeste, e também site idanca.net. Foi bolsista de Produção Crítica em Dança 2008/2009, categoria Nordeste, pela Fundação Nacional das Artes – Funarte/MinC e contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012, com o projeto Crítica com a Dança, que resultou na publicação Dança com a Crítica (Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013), via patrocínio parcial do Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES 2011. Foi o único brasileiro selecionado no II workshop para Jovens Críticos, promovido pela Transdisciplinary European Arts Magazines – TEAM Network, rede de revistas de arte da Europa, com o Alkantara Festival 2008 (Portugal). Escreve no site www.enquantodancas.net.
Setor de estudos: Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte