Jornalismo de Dados é tema da IV Semana de Jornalismo UFCA

• Postado em 24 de maio de 2019
Semana de Jornalismo 2019

As inscrições estão abertas até o próximo domingo (26/05) de forma online e são gratuitas

Pensar a relação entre a comunicação, e o grande fluxo de informações que recebemos diariamente, com as novas práticas jornalísticas é a proposta da IV Semana de Jornalismo UFCA, que acontece de 27 a 31 de maio, das 14h às 22h, no campus Juazeiro do Norte. O tema geral do evento é a proposição-pergunta “Jornalismo de Dados: Comunicação sem Fatos?”. A programação conta com palestras, oficinas, minicurso, sessão especial do Cineclube UFCA, rodas de conversa, mostra audiovisual, lançamento de produções impressas e sarau literário.

A abertura da IV Semana de Jornalismo UFCA acontece na segunda-feira (27/05) a partir das 19h no auditório Beata Maria de Araújo. Para debater o tema geral do evento, participam desse momento o professor Marcelo Träsel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio de videoconferência, e a jornalista e mestranda em comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) Thays Lavor. Na quinta-feira (30/05), a partir das 18h no auditório do Centro Cultural do Banco do Nordeste Cariri, a editora do jornal El País Brasil, Flávia Marreiro, ministra a palestra “A reportagem salva: o manejo de dados como fundamento do jornalismo”.

Mais da Programação

Na terça (28/05), das 14h às 17h, acontecem as oficinas e o minicurso “Relatos de experiências de pesquisa: estranhando metodologias”. O minicurso será ministrado pelos professores da UFCA Alexandre Nunes e Tiago Coutinho. As tardes da quarta (29/05), quinta (30/05) e sexta (31/05), também das 14h às 17h, estão destinadas às rodas de conversa, com assuntos como qualidade da formação do comunicador; a reportagem, a edição e o bom jornalismo; e reportagem e especialização como diferenciais em assessoria de comunicação.

Além disso, a programação conta com a sessão especial do Cineclube UFCA na terça-feira (28/05) a partir das 18h30 exibindo o filme O Quinto Poder e seguido de debate com a repórter do Portal Badalo Lícia Maia. Dando continuidade, a Mostra Audiovisual de Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo acontece na quarta-feira (29/05) a partir das 19h e o lançamento das produções impressas do curso na sexta-feira (31/05) a partir das 19h. Para encerrar, a partir das 20h30, acontece sarau literário.

Inscrições

As inscrições para participar de toda a programação da IV Semana de Jornalismo são gratuitas, e estudantes, professores e profissionais da área podem se inscrever até o próximo domingo (26/05) no link: www.even3.com.br/sejorivufca/. O credenciamento vai acontecer na segunda-feira (27/05), a partir das 18h, em frente ao auditório Beata Maria de Araújo, no bloco H do campus Juazeiro do Norte.

Mais informações:

Marcia Ximenes (Comissão Organizadora da IV Semana de Jornalismo UFCA) – (85) 99613-5584 / sejorivufca@gmail.com