Curso de Cultura Brasileira recebe o jornal Brasil de Fato na UFCA

logo brasil de fato

O jornal Brasil de Fato Ceará será apresentado aos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri na sexta-feira (24/09). O evento resulta de uma ação da disciplina Cultura Brasileira, ministrada por Tiago Coutinho, professor do curso de Jornalismo. O debate acontece a partir das 18h30, na sala E04, bloco E, do campus de Juazeiro do Norte.

Além da apresentação do jornal, será debatida a representação da diversidade cultural brasileira na mídia nacional, tema recorrente no curso ministrado por Coutinho. “A gente vem trabalhando em pensar como a cultura brasileira é diversa e como essa diversidade, muitas vezes, não é apresentada nos veículos de comunicação hegemônicos porque concentram as suas atividades no eixo Rio-São Paulo”, explica o professor.

A jornalista Monyse Ravenna, editora do Brasil de Fato Ceará, reforça a necessidade da pauta da cultura local e da diversidade cultural na grande mídia. “Acho que expandir a discussão para além das capitais é essencial. Comumente criticamos um tipo de comunicação centrada no sudeste e às vezes reproduzimos isso em outros níveis, é preciso discutir comunicação popular e sua democratização em todos os lugares com pessoas dispostas a discutir. E Juazeiro do Norte é uma cidade e está numa região de efervescência cultural, política e científica, central no Ceará”, explica a jornalista.

Além de Monyse, Rodolfo Santana, egresso do curso de Jornalismo da UFCA, que atua como jornalista sindical e produtor local do Brasil de Fato estará presente no evento.

61FA5715-F031-48E0-865E-A69CFE8BC80C