Estudantes de jornalismo ministram oficina de legendagem para YouTube

• Postado em 20 de setembro de 2019

Por Saulo Mota

Foi ministrada nesta quinta, 19, uma oficina de legendagem para iniciante no youtube. O momento idealizado pelo Laboratório de Radiojornalismo teve como mediadores os estudantes de jornalismo Beatriz Morais e Vitorino Silva. Cerca de 12 pessoas estiveram presentes.

A ideia da oficina partiu da professora Luciane Antonniuti, que está a frente dos trabalhos no Laboratório de Radiojornalismo desenvolvendo o projeto ‘Amplificar Kariris’. “São programas voltados tanto para ouvintes como não ouvintes”, afirma a professora.

Segundo Beatriz, a oficina se mostrou importante em dois aspectos, o primeiro foi ao trazer conhecimento técnico para os alunos e o segundo em promover a acessibilidade aos produtos do rádio. “Ao trabalharmos a questão da legenda trazemos uma possibilidade em tornar o conteúdo mais acessível”, disse a estudante.

Foto: Beatriz Morais

Amplificar Kariris

O projeto visa a construção de uma webrádio experimental adaptada para o público não ouvinte. Será utilizado o recurso da convergência, no caso um suporte digital, para a rádio não se limitar apenas ao som. Um dos objetivos é desvincular a rádio da imagem de ser apenas um meio sonoro.

A programação contará com podcast’s, entrevistas e um documentário seriado. Todo o conteúdo produzido será enviado para a Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri, que fará a adaptação para a língua de sinais e sem seguida será postado no site da própria disciplina.