Ministério Público do Ceará lança prêmio para jornalistas

• Postado em 23 de setembro de 2019

Por Vitorino Silva e Dalila da Silva

Em ação realizada através da assessoria de comunicação, o Ministério Público do Ceará (MPCE) lançou, no dia 18 de setembro, o primeiro prêmio MPCE de jornalismo do estado. O prêmio tem como finalidade fortalecer a relação entre o gabinete e a imprensa, valorizando os estudantes e profissionais da área que se dedicam à divulgação das informações de maneira ética e imparcial.

Os trabalhos jornalísticos devem tratar da atuação do Ministério Público na garantia da justiça e na promoção de direitos. As inscrições estão abertas até o dia 12 de novembro e estão aptos a participar jornalistas profissionais, repórteres cinematográficos, repórteres fotográficos e estudantes de jornalismo em atuação no Estado. Cada candidato deve propor, no máximo, três trabalhos.

Serão aceitos trabalhos de todo o Brasil, produzidos entre 12/11/2018 a 12/11/2019. Os temas abordados devem tratar de ações que evidenciem o trabalho do MPCE na defesa dos direitos humanos, do consumidor, da infância, do idoso, das pessoas com deficiência e de pessoas LGBTQI+. Para além, os trabalhos jornalísticos podem tratar do combate e prevenção à criminalidade, ao crime organizado, à violência doméstica, ao desvio de recursos públicos, à corrupção e à sonegação fiscal. Também são temas possíveis a defesa do direito à saúde e à educação, ao meio ambiente, à ordem urbanística, ao patrimônio histórico e à moradia.

As peças jornalísticas devem ter sido já publicadas e serão avaliadas de acordo com seis categorias: profissional telejornalismo, profissional radiojornalismo, profissional fotojornalismo, profissional webjornalismo, profissional jornalismo impresso e acadêmico, que diz respeito às produções de estudantes de cursos de Jornalismo.

Para os vencedores das categorias profissionais, o prêmio é de 6 mil reais mais certificado. O segundo e o terceiro colocados receberão certificação. Na categoria acadêmica, a gratificação é de 3 mil reais para os autores do produto vencedor com certificado e o 2° e o 3° colocados também receberão certificações.

O anúncio dos vencedores está previsto para 12 de dezembro, mas a data pode sofrer alterações. O formulário de inscrição e o edital com mais informações estão disponíveis no site da premiação.