Tem início o Ciclo de Seminários sobre Neoliberalismo e Capitalismo Contemporâneo

  • Postado em 30 de setembro de 2019

Foto: Alan Clyverton

Por Saulo Mota

Teve início no dia 30 de setembro o Ciclo de Seminários sobre Neoliberalismo e Capitalismo Contemporâneo. O evento é organizado pelos grupos de pesquisa dos cursos de Jornalismo e Filosofia, sendo eles: “Mídia e Biopolítica”, “Cartografia da Subjetividade” e “Filosofia da Cultura”. Os seminários acontecerão uma vez por mês até o final do ano.

A ideia é debater o neoliberalismo a partir da perspectiva de autores diferente e de outros campos de pesquisa. Além disso, busca novos olhares sobre o termo homus economicus. A proposta é que não fique somente no debate, mas que se produza textos para uma futura publicação.

O debate vem construir uma experiência de diálogos entre professores de cursos distintos, com projetos em áreas diferentes, mas que de alguma forma possuem um ponto em comum. Segundo Luís Celestino, coordenador do grupo de pesquisa Mídia e Biopolítica, “é importante que a universidade tenha mais projetos interdisciplinares como esse”.

O próximo debate já tem data marcada, será no dia 29 de outubro, a partir das 14h no Auditório Bárbara de Alencar. Será mediado pelo professor Ivânio Azevedo e terá como tema o livro de Erik S. Reinert, “Como os países ricos ficaram ricos e como os países pobres continuam pobres”. O evento é aberto ao público e conta com certificação.