Roda de Conversa debate machismo e jornalismo esportivo

• Postado em 1 de novembro de 2019

Foto e Texto: Saulo Mota

Com o objetivo de trazer mais espaços de debate para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Centro Acadêmico do curso de Jornalismo realizou na última quarta-feira (30) uma roda de conversa sobre machismo no jornalismo esportivo, mediada pela estudante Aline Fiuza.

“Desde cedo fomos acostumadas a ver apenas os homens cobrindo esporte, mas hoje estamos vivendo em um momento em que as mulheres estão reconhecendo seu espaço no jornalismo esportivo”, ressaltou Aline. “Estamos reocupando o lugar que também é nosso, porque em nenhum momento o esporte teve gênero”.

Além de debater o espaço da mulher no jornalismo esportivo, o momento foi importante para mostrar as pequenas coquistas realizadas pelas mulheres durante a Copa do Mundo de Futebol Feminina, em que ganharam muito espaço fazendo narração, cobertura jornalística e sendo comentaristas. “Apesar dos passos serem poucos, é importante mostrar essas pequenas conquistas e assim incentivar que outras meninas também tenham interesse pela área”, disse Aline.

Segundo Bruna Santos, coordenadora geral do centro acadêmico e uma das organizadoras do espaço esse tema é bem preocupante, pois “ainda ouvimos muito comentários machistas com jornalistas esportivas”. Ainda segundo Bruna, a proposta realizar mais rodas de conversa como essa, além de outras atividades. “Em dezembro pretendemos fazer o curso Dandara dos Palmares que aborda gênero, raça e etnia na comunicação”.

Link das fotos.