ADUFC realiza live sobre fake news em meio à pandemia

  • Postado em 3 de abril de 2020

Por Saulo Mota

Em 12 de março, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o estado de pandemia para o novo coronavírus. Com o avanço da doença, surge também a propagação de notícias falsas e informações equivocadas nas redes sociais.

Conspiração do governo chinês. Curas milagrosas com gargarejo e outros remédios. “É só uma gripezinha”. Foram algumas das desinformações espalhadas pela internet, muitas vezes com apoio de figuras influentes.

Lutar contra notícias falsas é tarefa diária de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como de cientistas, jornalistas e profissionais da saúde. Mas o que nós, como cidadãos, podemos fazer para evitar a disseminação de fake news em meio a pandemia?

Pensando nisso, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) realiza hoje, 03, a partir das 16h, um debate com o tema: “Fake News e Vigilância Tecnológica em Meio à Pandemia” mediada pela professora do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, Helena Martins; pelo professor do curso de Jornalismo da UFCA, Tiago Coutinho e pelo doutorando em Sociologia na UECE, Pedro Mourão.

O debate será transmitido por meio de uma live, tanto no canal do youtube quanto do instagram da ADUFC.