Podcast Um Dedo de Prosa realiza live sobre assédio em corpos pretos

• Postado em 25 de junho de 2020

Foto: Paula Eliane

Texto: Saulo Mota

Nesta sexta-feira, 26, o projeto Um Dedo de Prosa, vinculado a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA realiza uma live com a cientista social, Leidiane Pereira, sobre como o assédio é visto e executado em corpos pretos. O encontro será por meio de uma live no perfil do instagram @umdedodeprosa a partir das 17h.

A live pretende explicar um pouco como todo o processo de colonização e racismo estrutural contribui e reforça a ideia de que os corpos femininos são públicos e não vistos como corpos pensantes, ativos e que constroem a sociedade.

“A nossa equipe que na sua maioria é composta de mulheres negras, ao escolher pautar o tema de assédio para o episódio 02 ficou conversando como essa violência era feita e tratada de modo diferente em corpos pretos. Por esse motivo optamos em realizar um live sobre o assunto”, relatou Bruna Santos, bolsista do projeto.

Ainda segundo a estudante de jornalismo será um momento fortalecedor e de grande aprendizado. “Devemos sempre fazer recortes de raça, gênero e classe ao pautar qualquer assunto, afinal só entendendo esses elementos conseguimos pensar e agir para acabar com qualquer tipo de opressão social”.

O primeiro episódio do podcast Um dedo de prosa já está disponível e traz como tema a saúde mental das mulheres durante a pandemia. Clique aqui para ouvi-lo.