Deixa o bloco passar

  • Postado em 25 de janeiro de 2013
“Chove chuva alegria do céu. Lava o bloco do susto que a boca do povo cantará de novo um frevo bem legal”. Como Ednardo conta na canção Bloco do Susto, saudamos o banho que limpa toda tristeza e saudade, chamado carnaval.

Ao som das marchinhas, frevos, descendo as avenidas, organizados ou não, os foliões colorem a cidade. O PerCursos Urbanos deste sábado (26) traz um pouco do Fevereiro, como um ensaio pra alegria, “Deixa o bloco passar…” mostra que a felicidade pode bem ser todo ano. Para nos conduzir às histórias, personagens, enredos e toda mística do carnaval aqui no Cariri, convidamos Francisco de Assis, o Tiquinho, ilustre brincante e organizador do carnaval barbalhense.

Tiquinho, nosso mediador, é fundador do bloco Goteiras, assim como letrista de marchinhas e sambas-enredo nos blocos e escolas de samba locais. Ele nos contará como os blocos atuam não só durante os festejos, mas também em atividades sociais na comunidade, além de abordar a cada ano, temas culturais e/ou educacionais, relembrando os desfiles e personagens que marcaram época na região.

Os gregos provavelmente não imaginavam, há cerca de 600 anos a.C., que os cultos aos deuses da fertilidade e produção dessem frutos também a alegria, música e desejos formando a festa mais popular do mundo. Os blocos e cordões que deram origem as escolas de samba, são uma extensão da história de cada bairro, que comunga com a alegria de toda cidade, formando a folia nas ruas. Conhecer o carnaval local será nosso ponto de partida, neste sábado, às 15 horas saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste. No trio elétrico imaginário ou no carro alegórico da fantasia, seguiremos de ônibus, discutindo, aprendendo, conhecendo e também nos divertindo, enquanto deixamos nosso bloco passar…

Serviço:
“Deixe o bloco passar…” com Francisco de Assis – projeto PerCursos Urbanos – Cariri.
Sábado, 26 de Janeiro, às 15h, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.
Informações:  (88) 3512-2855
É importante fazer a inscrição antes.

(Fonte: Fanpage Percursos Urbanos)