Percursos Urbanos e os Jogos eletrônicosPercursos Urbanos e os Jogos eletrônicos

  • Postado em 21 de fevereiro de 2013

A próxima edição do Percursos Urbanos trás um passeio pela forma de interação entre os jogos eletrônicos e o espaço físico da cidade e as pessoas.

Veja abaixo o texto-resumo desta edição:

Para passar e reinventar o tempo

Lançando dados, apertando botões, os jogos eletrônicos, de tabuleiro ou RPG (Role-playing Game) se tornaram cotidianas para a diversão, principalmente de crianças e adolescentes.

São nestes jogos que surgem narrativas que provocam a percepção, intuição e as habilidades dos jogadores. Os videogames, card games, RPG serão nossos temas para o próximo Percursos Urbanos, “Para passar e reinventar o tempo”, neste sábado às 15 horas, com mediação de Vinícius Moes de Souza, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste

Vinícius é advogado, mas desde os quatro anos tem contato com videogames, tornando os jogos parte de sua vida. Sua família também sempre foi praticante de jogos de tabuleiro, e, aos 16 anos, começou a jogar RPG. Desenvolveu o site Minas Morgul, que funciona há 9 anos, alimentando jogadores com material de várias plataformas e notícias de séries, filmes, consoles, tecnologia. Além disso, organizou, no Cariri, vários eventos de RPG.

Discutir os espaços das locadoras de videogames é também pensar na transformação da cidade. A forma como os jogadores se relacionam com os games demonstra como a vida se torna cada vez mais privada. Em contrapartida, o RPG mostra a possibilidade de diversão não tão cara, ao mesmo tempo em que os praticantes se relacionam e mantêm um convívio. Hoje, os jogos eletrônicos não são apenas um passatempo, mas um mundo com várias narrativas transmidiáticas, rompendo com quadrinhos, desenhos, séries, livros, chegando até os joysticks e teclados de computadores, enquanto o mercado de jogos está cada vez mais atento aos consumidores.

Neste sábado, 23 de Fevereiro, um trajeto em que todos serão narradores – mestres – construindo enredos até onde nossa imaginação possa alcançar.

Serviço:

“Para passar e reinventar o tempo” com Vinícius Moes de Souza – projeto PerCursos Urbanos – Cariri.

Sábado, 23 de Fevereiro, às 15h, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

Informações: (88) 3512-2855

É importante fazer a inscrição antes.