Abertura da VIII Semana de Jornalismo do Cariri destaca o Jornalismo como um serviço público

  • Postado em 22 de outubro de 2024

Texto: Abiana Campos

Foto: Emilly Alencar

Com o tema “De pauta em pauta: a reinvenção crítica do jornalismo”, foi aberta ontem, dia 21 de outubro, no auditório Beata Maria de Araújo, da Universidade Federal do Cariri – UFCA, a VIII Semana de Jornalismo do Cariri.

A cerimônia, conduzida pelos estudantes Carlos Gabriel Marques e Ana Clara Freitas, teve início com a apresentação da banda Kariri Sax, que atraiu a atenção dos participantes. A banda faz parte de um projeto musical desenvolvido na UFCA e é regida pelo professor Robson Mais de Almeida.

Em seguida, teve início a mesa principal, composta pelos jornalistas Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Nayara Felizardo, da Rede Cajueira. A estudante Ana Beatriz Vieira atuou como mediadora. Os convidados discutiram proposições referentes ao jornalismo independente, abordando a questão do jornalismo como um serviço público. 

Segundo Nayara Felizardo, a Rede Cajueira objetiva descentralizar a mídia no Brasil e fortalecer o jornalismo independente feito no Nordeste. “Nordestinizar narrativas e descentralizar o jornalismo é a base para que o jornalismo independente do Nordeste possa atuar em rede para se desenvolver”, afirmou Nayara durante o evento.

Com a missão de contribuir para qualificar o debate público por meio da prática e da promoção do jornalismo investigativo, Sérgio Buarque enfatizou que a motivação da Marco Zero é “ter um modelo de negócio sustentável e manter a independência”. O jornalista afirmou ainda que é “com um olhar contra-hegemônico que se pretende qualificar o debate público e a sociedade civil organizada”.

O debate entre o público presente e os jornalistas esclareceu e acrescentou informações sobre o papel do jornalismo como um serviço público.

A primeira noite do evento foi encerrada com sorteios de livros entre os presentes. 

A VIII Semana de Jornalismo continua até o dia 25 de outubro com palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos. A programação completa está disponível no Instagram do curso:  @jornalismoufca