Retrospectiva: mais de 200 TCCs já foram defendidos no curso de Jornalismo da UFCA
- Postado em 6 de agosto de 2025

Em 2025 celebramos os 15 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para fortalecer a memória e divulgação das nossas atividades acadêmicas, divulgamos um balanço dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que foram apresentados neste período. Até o primeiro semestre deste ano, um total de 225 trabalhos foram catalogados. Todos feitos por estudantes da graduação, consolidando uma trajetória rica em pesquisas, produtos e reflexões sobre a prática jornalística no Cariri e no Brasil.
A lista completa pode ser acessada clicando aqui
Para realizar o levantamento detalhado do número de TCCs aprovados entre os anos de 2010 a 2025, a Coordenação do curso contou com o apoio do Sistema de Bibliotecas da UFCA (sibi@ufca.edu.br), responsável pela catalogação desses trabalhos. A parceria permitiu o acesso a uma planilha geral contendo informações como ano, título, autor, orientador, modalidade (monografia ou produto), além da indicação da autorização para divulgação.
O processo de recebimento desses trabalhos também passou por transformações ao longo dos anos. Até 2019, os TCCs eram entregues em formato impresso acompanhado de um CD com a versão digital. Com a chegada da pandemia, em 2020, o envio passou a ser exclusivamente por e-mail. Atualmente, os trabalhos estão armazenados em uma pasta de rede interna da Biblioteca (pasta Z), e todo o controle dos arquivos é feito por meio de uma planilha do Excel.
O setor também informou que o curso está prestes a entrar em uma nova fase: a implantação do Repositório Institucional da UFCA está em estágio final, e, a partir do próximo semestre, os TCCs passarão a ser disponibilizados online, facilitando o acesso público e ampliando a visibilidade da produção acadêmica dos estudantes de Jornalismo.
Essa retrospectiva reforça a importância da documentação e preservação da memória do curso, destacando o empenho de estudantes, docentes e servidores que contribuíram para construir uma história sólida e plural ao longo destes 15 anos.
Texto: Viviane de Sousa Alves