Estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram premiados nacionalmente no programa Ford C3
- Postado em 6 de agosto de 2025

Estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram premiados nacionalmente no programa Ford C3 (Ford College Community Challenge), com o projeto EVA — Educação, Valorização e Apoio. A iniciativa é desenvolvida por alunas e alunos dos cursos de Jornalismo e Engenharia de Materiais, e tem como objetivo transformar resíduos plásticos em materiais didáticos acessíveis para pessoas com deficiência, utilizando impressoras 3D e PET reciclado.
Representando a UFCA, a equipe é composta por Camila Lavine, Eduarda Galdino e Ana Camily Souza (Jornalismo) e Cícero Emanuel Aquino, Bruno Alves Barbosa e Gabriela Ferreira (Engenharia de Materiais). O projeto foi um dos dez selecionados no Brasil a receber financiamento de US$2 mil para continuar seu desenvolvimento, com o apoio da Ford Philanthropy e da organização social Enactus.
O reconhecimento foi anunciado durante o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém — cidade que sediará a COP 30. O encontro reuniu centenas de universitários, professores e líderes sociais de todo o país.
O Projeto EVA busca democratizar o acesso ao conhecimento por meio de soluções inclusivas e sustentáveis. Entre os materiais produzidos estão réguas em Braille e celas de alfabetização tátil, destinados a apoiar o processo educacional de pessoas com deficiência visual.
O Ford C3 é um programa internacional que apoia jovens universitários na criação de soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais. No Brasil, é realizado em parceria com a Enactus, que atualmente conta com mais de 3 mil estudantes ativos desenvolvendo projetos de impacto em 20 estados brasileiros.
Com o apoio recebido, os estudantes da UFCA pretendem ampliar o alcance do projeto EVA, reforçando o compromisso com a inclusão, sustentabilidade e inovação social.
Texto: Viviane de Sousa Alves