Professor de Jornalismo da UFCA é premiado em concurso nacional de fotografia
- Postado em 3 de outubro de 2025

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Marcelo Leite, foi um dos premiados na 3ª edição do Concurso de Fotografias do Patrimônio Cultural: Habitar, promovido pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo – Casa da Dona Yayá. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 25 de agosto, em São Paulo, premiando fotógrafos e incorporando as imagens vencedoras ao acervo do Centro de Preservação Cultural da USP, para futuras publicações e exposições.
A fotografia do professor esteve entre as dez premiadas no concurso. Registrada em 2021, em Juazeiro do Norte, a imagem conquistou o 1º lugar na categoria “Objetos e Edificações – Foto Única”. O trabalho dialoga com o tema da edição, que destacou a diversidade de moradias no país e como as múltiplas formas de habitação constroem memórias e identidades.
De acordo com Marcelo Leite, professor que tem como áreas de estudo a fotografia e o fotojornalismo, a imagem premiada aborda a memória arquitetônica considerando não apenas a preservação do patrimônio, mas os processos históricos e seus resultados. “Fiz por entender que tais construções carregam significados importantes sobre a cultura local, funcionando como uma espécie de síntese dessas sociedades”, explica o docente, relacionando a produção a outros trabalhos seus que já registraram fachadas de casas.
Promovido desde 2023, o Concurso de Fotografias do Patrimônio Cultural tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a preservação e valorização do patrimônio cultural. As duas primeiras edições tiveram temáticas relacionadas à USP e a cidade de São Paulo. Já neste ano, a abrangência do tema possibilitou a reunião de trabalhos de diferentes regiões do Brasil.
Como orientação aos estudantes, Marcelo destaca a importância de desenvolver projetos fotográficos contínuos, que antecedem a participação em editais e concursos. Segundo Marcelo, é interessante escolher um tema de interesse e desenvolvê-lo sem prazo. À medida que o processo de construção é desenvolvido é possível encontrar concursos que dialogam com o tema da produção.
Texto: Ana Julya Sampaio