“Estou escrevendo 11 livros ao mesmo tempo”, diz Renato Casemiro durante o Miolo Cultural

  • Postado em 10 de fevereiro de 2026

Nesta segunda-feira (09/02), aconteceu a gravação do segundo episódio do podcast Miolo Cultural, um projeto laboratorial da disciplina de Radiojornalismo II do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). No episódio da vez, recebemos um dos maiores memorialistas do Cariri, Renato Casimiro. Ele contou momentos de sua trajetória, destacou particularidades do seu surpreendente acervo e revelou seus próximos projetos.

Renato vem de uma família na qual o pai era mascote. Ele viajava para diversos lugares vendendo artesanato. O mesmo queria que o filho se tornasse engenheiro elétrico, mas Renato se interessou mais pela química industrial e engenharia química. 

No início, Renato teve grandes dificuldades em encontrar documentos que abordassem a sua cidade. “Eu não tinha fontes, elas vinham da narrativa popular”, disse. Hoje seu acervo contempla nossa região com um universo de arquivos, textos, cordéis, xilogravuras, entre tantos outros registros de uma época que, segundo ele, deve ser analisada com cuidado para que casos como o do Caldeirão do Beato José Lourenço não se repitam. 

Diante de tantos materiais, em seu acervo, constam mais de 58 mil fotografias datadas de antes mesmo de Juazeiro do Norte se emancipar e jornais impressos como “O Rebate” um dos primeiros a circular em Juazeiro do Norte. Além disso, destacou possuir cerca de 5.800 livros sobre a história de Juazeiro, e relatou surpresa por constatar ter mais livros que o acervo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Atualmente, Renato Casemiro está ocupado produzindo “apenas” 11 livros. Essas produções apresentam temáticas variadas. Em entrevista, o memorialista destacou que a região não tem um documento que mostre a história da imprensa local e isso é inaceitável. Por isso, Renato está redigindo um livro sobre o assunto e mesmo longe de terminar já há mais de 400 páginas. Além disso, o pesquisador ainda está se aventurando sobre o passado de sua família, questões voltadas à romaria, entre outros assuntos que serão documentados por Renato por meio da escrita.

O próximo episódio do Miolo Cultural só acontecerá após o Carnaval. No dia 23/02, a entrevistada será a fotógrafa e cineasta, Nívia Uchôa.

Texto: Willian dos Santos Lira

Fotos: Rayanny Pereira