Da sala de aula à redação: entenda como funciona o estágio em Jornalismo
- Postado em 13 de fevereiro de 2026
O estágio é uma etapa fundamental na formação de qualquer profissional. É o momento de colocar em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula e uma maneira de se preparar para o mercado de trabalho. Pensando nisso, reunimos as principais dúvidas que chegam à coordenação para auxiliar os nossos jornalistas nesse momento.
O estágio cria vínculo empregatício?
O estágio não se caracteriza como um vínculo empregatício, desde que observados os requisitos legais previstos na legislação vigente. Por isso, não há encargos sociais, trabalhistas ou previdenciários. É um período escolar supervisionado que possui duas modalidades, sendo elas: obrigatório e não obrigatório.
Estágio obrigatório e não obrigatório
Existem duas maneiras de estagiar, cada uma possuindo suas próprias regras e requisitos. O estágio não obrigatório pode ser realizado em qualquer momento do curso, desde que o estudante esteja devidamente matriculado e pode-se somar 64 horas como atividades complementares, conforme o Plano Pedagógico do Curso. No estágio obrigatório, o estudante só pode ser matriculado após o cumprimento da disciplina de Laboratório, sendo uma cadeira de 200 horas.
Carga horária e remuneração
O horário de estágio deve ser entendível com os horários de aula do estudante. Podendo chegar ao máximo de 6 horas diárias, contabilizando 30 horas semanais. A remuneração varia, no caso de estágio não obrigatório, o recebimento de bolsa-auxílio e auxílio transporte é obrigatório por lei. Mas para o obrigatório, a remuneração não é exigida ficando a critério do contratante.
Orientação acadêmica e supervisão:
Nas duas modalidades de estágio é necessário a assinatura de um professor orientador, este podendo ser qualquer docente do curso. A orientação deve ser formalizada, garantindo o acompanhamento acadêmico das atividades desenvolvidas durante o estágio. Além disso, o supervisor de estágio deve possuir graduação em jornalismo, garantindo o acompanhamento adequado das atividades desenvolvidas pelo estagiário.
O estágio conta como experiência profissional?
O estágio possibilita experiências de iniciação à prática jornalística e comunicacional, promovendo o diálogo entre a formação acadêmica e os diferentes ambientes profissionais, sempre com foco em uma atuação crítica e ética. Mas para validar toda essa experiência, o estudante deve ficar atento: é necessário o preenchimento de dois relatórios. O relatório do curso, este, disponível para download aqui. E o relatório da DIARI, disponível no site institucional da universidade.Para obter orientações detalhadas, acessar os documentos necessários e esclarecer mais dúvidas, visite a seção Estágio.
Texto: Amanda Freitas Arrais