Centro Acadêmico de Jornalismo realiza live sobre MP 905
- Postado em 30 de abril de 2020

Por Saulo Mota
Nesta quinta-feira, 30, o Centro Acadêmico Xico Sá (Caxs) irá realizar uma live às 19h, sobre a Medida Provisória 905 e como ela afeta os jornalistas. O momento será mediado pela estudante do quinto semestre de jornalismo, Bruna Santos e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita.
Segundo Levi Costa, coordenador interno do centro acadêmico, é importante estarmos atento as mudanças no cenário político, principalmente aquelas que afetam diretamente a profissão jornalística.
“Sabemos que a nossa profissão vem sofrendo constantes ataques, por esse motivo é importante estarmos debatendo temas como esses”, pontua. Ainda segundo Levi, a proposta do Caxs é realizar outros momentos, também em formato virtual, para debater outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica.
MP-905
Proposta em novembro de 2020, a Medida Provisória 905, conhecida como Contrato Verde e Amarelo, tinha como objetivo trazer mudanças nas leis trabalhistas, uma delas era o fim da obrigatoriedade do registro profissional dos jornalistas, mas na última terça-feira, 21, ela foi revogada.
Contudo, ela passará por uma nova atualização pelo Governo Federal, e a não obrigatoriedade do registro pode voltar em uma nova MP, embora, no Congresso, houve consenso entre os parlamentares de não mais afetar essa questão.