Curso de Jornalismo é parceiro da formação “Salve a Chapada do Araripe”
- Postado em 18 de junho de 2025

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) é parceiro da coletiva “Salve Chapada do Araripe”, que realiza atividades de divulgação e mobilização sobre os problemas e desafios enfrentados por comunidades, populações, ativistas e trabalhadores/as da Chapada do Arararipe.
Nesta terça-feira (17/06), com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e suporte da Diretoria de Logística e Apoio Operacional (DLA), estudantes dos cursos de Jornalismo e Filosofia viajaram até a cidade de Exu, em Pernambuco.
O objetivo foi levar representantes de projetos de Extensão, Pesquisa e Cultura para uma formação preparativa para coberturas de pautas sobre a Chapada do Araripe. Participaram da atividade a jornalista e ativista Raquel Paris, a ativista Laila Menezes e Antônio Alencar Sampaio, que é biólogo, escritor, raizeiro e Servidor Público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os(as) docentes Ligia Rodrigues, Liliane Nascimento e Edwin Carvalho, que são atuais coordenadores(as) dos projetos Vozes do Cariri, Revista Memórias Kariri e Agência Cariri, participaram da ação formativa.
Na oportunidade, estudantes vinculados(as) a esses e outros projetos receberam orientações quanto ao processo de elaboração de pauta e cobertura de reportagens que tenham como principais fontes os(as) representantes das ONGs e associações de movimentos de proteção à Chapada.