Cineclube Corte Seco exibe filme premiado de Guto Parente nesta quinta-feira, 7 de agosto

  • Postado em 6 de agosto de 2025

O Cineclube Itinerante Corte Seco realiza, nesta quinta-feira (7), uma nova sessão na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O filme exibido será Estranho Caminho (2023), do cineasta cearense Guto Parente. A atividade acontece às 14h, no Laboratório de telejornalismo (Bloco H), localizado atrás da cantina da universidade. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Após a exibição, o público poderá participar de um debate com o diretor, que acompanhará a sessão de forma remota. Lançado em 2023, Estranho Caminho teve estreia internacional no Tribeca Film Festival, realizado anualmente em Nova York e considerado um dos mais importantes eventos do cinema independente mundial.

No festival, o longa venceu nas categorias de Melhor Filme de Ficção Internacional, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Roteiro e Melhor Atuação. Desde então, a obra tem circulado por festivais ao redor do mundo, recebendo destaque por seu estilo narrativo e abordagem sensível de questões familiares e sociais.

O Cineclube Itinerante Corte Seco é uma das ações da Corte Seco – Revista de Audiovisual, projeto de extensão vinculado ao curso de Jornalismo da UFCA. Coordenado pelos professores Isadora Rodrigues e Rodrigo Capistrano, o projeto tem como objetivo promover reflexões críticas sobre produções audiovisuais de cinema, televisão, redes sociais e plataformas de streaming. As sessões do cineclube ocorrem mensalmente na UFCA e em escolas públicas de ensino médio da região.

Sobre o diretor: Guto Parente trabalha como diretor, roteirista e montador de obras audiovisuais independentes há mais de 18 anos, tendo lançado nesse período 10 longas e 7 curtas — e montado mais de 20 filmes entre curtas e longas. Foi, durante 8 anos, membro do coletivo de artistas Alumbramento e é, desde 2012, sócio da produtora Tardo Filmes. Entre seus principais filmes, destacam-se “Estrada para Ythaca” (2010), “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014), “O Clube dos Canibais” (2018), “Inferninho” (2018) e “Estranho Caminho” (2023)

Sobre o filme: Em Estranho Caminho, um jovem cineasta retorna à sua cidade natal em meio à pandemia para reencontrar o pai, com quem não fala há mais de dez anos. O reencontro, inicialmente promissor, é logo seguido por acontecimentos estranhos e inexplicáveis. À medida que a crise sanitária se agrava, o personagem se vê confrontado por fenômenos que desafiam sua compreensão da realidade e o forçam a revisitar traumas do passado.

Sessão do Cineclube Corte Seco
Quinta-feira, 7 de agosto, 14h 
Laboratório de Telejornalismo da UFCA (Bloco H – atrás da cantina)
Filme: Estranho Caminho (2023), de Guto ParenteEntrada gratuita
Debate com o diretor após a sessão

Informações: cortesecorevista@gmail.com
Instagram: @cortesecorevista