Minicursos, oficinas e rodas de conversa da Semana de Jornalismo movimentam UFCA

  • Postado em 11 de setembro de 2025

As atividades formativas realizadas durante a 9ª Semana de Jornalismo do Cariri movimentaram o campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte entre os dias 9 e 11 de setembro. Durante três dias foram oferecidas 24 atividades, entre oficinas, minicursos e rodas de conversa, reunindo estudantes, professores, profissionais e pessoas interessadas nas áreas da comunicação e do jornalismo.

Um dos destaques da Semana de Jornalismo foi a variedade de opções de oficinas, minicursos e rodas de conversa ofertados gratuitamente para toda a comunidade. Formações que abordaram temas como o direito de imagem, discurso e poder no jornalismo caririense e cultura cinematográfica. Em muitas atividades, os participantes tiveram acesso a conteúdos práticos como organizar planilhas e dados no processo de apuração de notícias, como utilizar o storytelling para contar histórias nas redes sociais e uma proposta de construção de guia para revisão de textos jornalísticos.

Um dos minicursos ofertados foi o de “Edição de Vídeo Básica com Blender”, ministrado pelo servidor técnico do curso de Jornalismo Paulo Anaximandro e pela estudante Yasmin Ariadne. A formação chamou atenção pela acessibilidade e praticidade do software. “Nós estruturamos o minicurso pensando em pessoas que não tinham nenhuma experiência com edição de vídeo. Escolhemos o Blender por ser um software de código aberto, acessível e que funciona até em computadores mais simples. A ideia foi ensinar técnicas básicas, como cortes, inserção de textos e animações simples, para que qualquer participante pudesse aprender de forma prática”, explica Yasmin.

Entre as atividades ofertadas também tiveram formações conduzidas por jornalistas experientes, como o minicurso “24 horas, Repórter!”, ministrado por Toni Sousa, que destacou a importância da vivência profissional para estudantes iniciantes. “Ter este contato com os profissionais como Toni é muito importante para nós, que estamos no início do curso porque traz conselhos que podem nos ajudar a enfrentar as dificuldades e limitações da profissão”, comentou o estudante do curso de Jornalismo, Fanuel Alves. 

Texto: Jeliel Victor de Sousa Melo

Fotos: Karolyna Fernandes, Eduarda Galdino, Suyanne Santos, Sérgio Henrique, Hércules Macedo, Camily Santos, Samira Salyorania e Jeliel Lima