Estudantes de radiojornalismo II lançam “Miolo Cultural”, projeto piloto ao vivo
- Postado em 26 de janeiro de 2026

Desenvolvido pelos estudantes da disciplina de radiojornalismo II, com supervisão do professor Tiago Coutinho, essa série de entrevistas busca explorar a vivência de importantes personalidades da região do Cariri, que influenciam na memória, cultura e história da região. Confira os(as) participantes e datas:
A mestra Tia Tatá, natural de Brejo Santo e habitante do Sítio Onça. É benzedeira, mateira, parteira e artesã e já atuou como professora. Através de suas vivências, promove educação ambiental, valorizando práticas sustentáveis baseadas em saberes populares. Essas ações alcançam públicos escolares, comunitários e visitantes. Data: 02/02/2026.
Renato Casimiro é engenheiro, foi professor universitário e hoje atua como pesquisador, sendo um dos maiores memorialistas do Cariri. Ao longo de cinco décadas reuniu um dos maiores acervos históricos do Cariri, com fotografias, jornais, cordéis, xilogravuras e documentos raros que são fundamentais para ilustrar a história de Juazeiro do Norte, Padre Cícero e a região caririense. Para conhecer mais sobre o pesquisador se liga na data da entrevista. Data: 09/02/2026.
Nívia Uchôa é cineasta e transforma fotografia e cinema em ferramentas de luta, usando a cultura e as histórias do cotidiano para abrir caminhos e enfrentar o machismo em sua trajetória artística. Data: 23/02/2026.
Manoel Barros, o dono do maior sebo de livros e filmes da região, o Sebo Solaris. Autodidata por natureza e ex-estudante de Letras pela URCA, Manoel é um curador apaixonado que transformou o comércio de livros em um exercício de amizade e consultoria cultural. Hoje, aos 63 anos, ele segue sendo o rosto e a alma do Solaris. Data: 02/03/2026.
E você não quer ficar de fora dessa conversa, não é mesmo? Então venha participar! As entrevistas serão abertas ao público e acontecerão nos dias 02, 09, 23 de fevereiro e 02 de março, no laboratório de telejornalismo (bloco H), às 19h30.



