1ª Manual de Telejornalismo é desenvolvido na UFCA

• Postado em 4 de janeiro de 2016

O CEPEjor (Centro de Estudo e Pesquisas em Jornalismo), grupo de pesquisa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) dirigido pelo Professor Dr. Paulo Eduardo Cajazeira, desenvolveu o primeiro Manual de Telejornalismo da UFCA, Os doze passos em telejornalismo . O projeto contou com o apoio dos bolsistas do Projeto de Iniciação à Docência (PID) José Jullian Gomes e Pedro Andrade Bringel, e de Iniciação Acadêmica André Alves de Moraes e Rafael Pereira da Silva, em parceria com da técnica do Laboratório de Multimídia, Hanna Menezes que elaborou o projeto gráfico do manual, em maio de 2015.

A criação e o desenvolvimento do manual de telejornalismo é uma forma de potencializar e colaborar para o aprendizado dos alunos das disciplinas de telejornalismo I e II, e do laboratório de telejornalismo. Com o intuito de auxiliar na área técnica e prática as frequentes dúvidas que podem surgir em meio aos processos de trabalho dos estudantes.

Os doze passos em telejornalismo, busca centralizar em seus temas as situações mais corriqueiras e necessárias que o estudante da disciplina de telejornalismo precisará. Desde o desenvolvimento da pauta, apuração, escrita do texto para a TV até a finalização com o processo de edição, os estudantes podem recorrer ao manual e tirar suas dúvidas.

A consulta a esse conteúdo estará disponibilizada também através da fanpage da disciplina de telejornalismo no Facebook.