UFCA realiza evento para comemorar Dia Nacional da Visibilidade Trans

• Postado em 27 de janeiro de 2016

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza nesta sexta-feira (29), às 14h, um encontro para comemorar o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. O evento contará com roda de conversas e debates, com a presença de transexuais, travestis, militantes, estudantes, pesquisadores e interessados no tema. Na ocasião, será exibido o documentário “Mulheres”, que conta a história de três transexuais da região e apresentado o projeto que pretende oferecer curso gratuito preparatório para travestis e transexuais que querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O encontro é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFCA, Edwin Carvalho, o encontro é uma ação do Programa de Extensão “Laboratório de Práticas em Jornalismo” e tem como objetivo reconhecer e valorizar a dignidade de travestis e transexuais, que vem sofrendo um histórico de violências físicas e psicológicas diariamente na região do Cariri. “Vamos discutir, entre outras questões, transfobia e políticas de inclusão de travestis e transexuais no Cariri cearense”, destaca.

Durante o encontro, um grupo de voluntários irá apresentar um projeto idealizado por um estudante do curso de Jornalismo da UFCA, Pablo Soares, que consiste na formação da primeira turma preparatória para o ENEM voltada para trans e travestis. A proposta conta com um grupo formado por 75 pessoas, que está trabalhando na preparação e elaboração do cursinho preparatório. Segundo um dos voluntários, Carlos Menescal, a ideia inicial é formar um cadastro sócio-econômico do público-alvo e reunir pessoas que possam contribuir para que as aulas possam ser iniciadas ainda este ano.

DOCUMENTÁRIO

Além da apresentação do projeto, haverá a exibição do Documentário Mulheres, uma produção do curso de Jornalismo da UFCA que conta a história de Brendha Vlazack, Laura Lima e Roberta da Silva, três transexuais que vivem na cidade de Juazeiro do Norte. Um registro delicado, apesar de todos os dramas vivenciados pelas personagens. O documentário contou com quase dois anos de pesquisa, em que foi realizado um acompanhamento do cotidiano dessas personagens, seus sonhos, o trabalho, suas relações com a religião e com suas famílias. São histórias de pessoas comuns, que tentam viver suas vidas normalmente, e que enfrentam muitos obstáculos por não abrirem mão de exercer o direito de serem quem são. O curta tem roteiro e direção assinados por Edwin Carvalho, imagens de Alisson Gomes, trilha sonora de Paulo Victor Vaz e produção de Aline Campos, Izabelly Macêdo, Kleyton Canuto e Allison Gomes.

SAIBA MAIS
O Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais é comemorado no Brasil em 29 de janeiro, data que marca a luta pela garantia dos direitos da comunidade formada por homens e mulheres trans. A data busca, acima de tudo, o respeito à identidade de gênero, e uma vida sem a marca do preconceito e da discriminação. A comemoração do dia ocorre desde 2004, quando surgiu a campanha “Travesti e Respeito” lançada pelo Ministério da Saúde.