Projeto Alheios realiza vaquinha online para ajudar catadores do Cariri

• Postado em 9 de maio de 2020

Foto: Julita Agapto

Por Saulo Mota

O Projeto Alheios, vinculado a Pró-Reitoria de Cultura e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Procult/Proex/UFCA) está realizando uma vaquinha online para arrecadar recursos financeiros para os catadores de resíduos recicláveis que trabalham nos lixões de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. A meta é arrecadar R$4000,00 reais até o começo de junho.

“A pandemia causada pelo Covid-19 afetou todos os setores da economia, atingindo principalmente as classes invisíveis da sociedade, como as dos catadores. Por mais que a recomendação seja ‘fique em casa’, muitos não podem parar de trabalhar, ficando ainda mais expostos a doença”, disse Julita Agapto, estudante do terceiro semestre do curso de Jornalismo e bolsista do Projeto Alheios.

Com a proposta de ajudar essas famílias que vivem da coleta de resíduos recicláveis e, que muitas delas nem tiveram a solicitação do auxilio emergencial do Governo aprovado, o projeto lançou uma vaquinha online que pode ser acessada clicando aqui.

“Nossa meta inicial é de R$ 4000,00 reais até o início do mês de junho, mas se ultrapassarmos continuaremos a disponibilizar o recurso. Sabemos o quanto está difícil para essas pessoas se manter financeiramente nesse período”, finaliza a estudante.

Foto: Marília Medeiros

Foto: Vitória Garcia

Projeto Alheios

O Projeto de cunho social tem como objetivo retratar o cotidiano de uma parcela da população invisibilizada pela sociedade. As histórias de vida dessas pessoas, assim como seus anseios e suas necessidades, serão trazidas à tona por meio do fotodocumental e do jornalismo humanizado.

Inicialmente será trabalhado a realidade dos catadores de resíduos recicláveis que trabalham nos lixões de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

Além de se tornar um canal de mídia alternativa, acessível, digital e impresso, o “Projeto Alheios: as margens do Cariri” realizará ações externas direcionadas aos grupos abordados, como vaquinhas on-line, bazares, etc, para promoção de condições melhores de vida, trabalho e saúde.

Instagram: @projetoalheios