Revista Logos realiza webnário com a participação da pesquisadora Elane Abreu

  • Postado em 8 de junho de 2020

Texto: Saulo Mota

Como forma de marcar o lançamento da nova edição da Revista Logos serão realizados dois encontros em forma de um webinário (seminário no formato digital) nos dias 09 e 10 de junho, às 16h, com a presença da equipe editorial – Elane Abreu, Carolina Libério e Jane Maciel -, de autores que tiveram artigos convidados para esta edição e da artista visual convidada, Gê Viana.

Com o tema Instabilidade e Conflito das/nas imagens, a editoria da revista teve a participação da pesquisadora Elane Abreu, professora do Curso de Jornalismo na Universidade Federal do Cariri e coordenadora do grupo de pesquisa Limbo – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais.

O tema propõe uma provocação no modo de pensar a imagem e como ela pode ter sintomas de tensões e conflitos narrativos, operando discursos dissonantes e possibilidades de desvio.

“Recebemos uma quantidade de textos plurais, que abordaram as diversas modalidades imagéticas. Privilegiamos aqueles que tinham um olhar menos hegemônico e que propusesse uma fissura no conhecimento acadêmico, propondo revisões, desvios e contra narrativas na imagem”, disse Elane.

É possível encontrar trabalhos que analisam a imagem de Michel Temer tendo como objeto de estudo os memes, a construção imagética do movimento MBL a partir do que é disseminado no meio digital, entre outros. Para ter acesso a revista clique aqui.

Pessoas interessadas em participar do webinário (com certificado) podem se inscrever clicando aqui.  O encontro será por meio da plataforma Meet, do Google. Clique aqui participar.

Revista Logos

A Logos é uma publicação acadêmica semestral da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e de seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC), criada em 1990 para oferecer um espaço de difusão da produção acadêmico-científica na área de Comunicação no país.Foi uma publicação impressa até 2007. Em 2004 ganhou também uma versão eletrônica. Desde 2007, tornou-se inteiramente online e recebeu um e-ISSN, mantendo a periodicidade semestral.