Saiba como foi a plenária do curso de jornalismo na última sexta-feira, 05

• Postado em 8 de junho de 2020

Texto: Saulo Mota

Na última sexta-feira, 05, ocorreu uma plenária dos estudantes do curso de jornalismo, no formato on-line, mediada pelo Centro Acadêmico Xico Sá (Caxs). O objetivo do encontro foi construir uma posição oficial dos discentes acerca da possível volta às aulas na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Durante o momento foram feitos os repasses das últimas discussões sobre o tema. Algumas propostas foram levantadas pela universidade como a realização de aulas remotas, o ensalamento ou a realização das atividades de forma presencial ou híbrida.

Segundo Bruna Santos, coordenadora geral do Centro Acadêmico, a universidade não tem espaço para o ensalamento, que consiste na distribuição dos alunos em salas de aulas para evitar aglomerações. “Mesmo que isso fosse possível, os estudantes não conseguiriam pegar ônibus menos lotados e tem a questão da carga horária dos professores.”

Sobre a proposta da volta às aulas no formato digital, ela afirmou que a medida seria excludente por não atender a todos os estudantes. “Muitos não possuem internet ou mesmo um computador, assim como um espaço adequado para os estudos, prejudicando a qualidade da formação. Além disso, nosso curso foi pensado para ser presencial, a exemplo das aulas práticas, os professores não tiveram formação para ministrar aulas EaD”, disse.

Ao final da plenária foram tiradas algumas propostas de encaminhamento, como: a criação de um grupo no whatsapp para informes, a construção de uma nota dos estudantes do curso contra as aulas remotas elencando os motivos e possíveis soluções para manter a universidade funcionando (aulas abertas, palestras on-line, como conteúdo adicional), o material será veiculado na mídia local.

A próxima plenária será realizada nesta sexta-feira, 12, para discutir os direcionamentos do Consuni, às 19h. O link será enviado por e-mail para os estudantes duas horas antes da reunião.