Ícone de um edifício

 Presencial

 Ícone de Lua, representando "noite" 

 Noturno

 Ícone de localização 

Juazeiro do Norte

 Ícone de calendário 

 4 anos

 Ícone de pessoas em grupo 

 50 vagas

A graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA) visa formar jornalistas aptos a compreender e atuar nas diversas dimensões e possibilidades profissionais na área do Jornalismo e também a interagir no cenário multiprofissional do campo da comunicação. O curso busca fomentar e integrar suas atividades com pesquisa, extensão e cultura, pilares fundamentais da universidade.

O ensino segue a perspectiva de uma educação humanística, científica e técnica, com práticas pedagógicas orientadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos princípios institucionais da UFCA. Dessa forma, o projeto acadêmico segue os seguintes pressupostos: comprometimento com a ética e a liberdade de expressão, autonomia universitária e crítica social, incentivo à cultura acadêmica, gratuidade e respeito à diversidade.

Missão institucional

Formar cidadãos comprometidos com um ideal de sociedade justo e guiado por princípios democráticos, refletidos em uma educação que promova o exercício profissional ético e a capacidade de atuar no campo do Jornalismo, unindo com qualidade os domínios reflexivo, técnico e crítico.

O curso começou suas atividades em fevereiro de 2010, como o então bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri. Passou a integrar a lista de cursos oferecidos pela UFCA a partir da criação da universidade em 2013, como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estruturado nesse contexto de ampliação do acesso ao Ensino Superior no país, foi pioneiro no interior do estado do Ceará e um dos cinco primeiros no interior do nordeste. Recebe estudantes de vários municípios cearenses, além de alunos de outros estados. A graduação é vinculada ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA/UFCA) e funciona de segunda a sexta-feira no turno noturno, com atividades optativas e complementares em outros turnos.