O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

É uma disciplina obrigatória, localizada no oitavo semestre com carga horária de 320 horas. Existem duas modalidades de TCC: a modalidade Monografia e a modalidade Produto Jornalístico.


O que é a modalidade de TCC Monografia?

“Considera-se como Trabalho de Conclusão de Curso a Monografia que desenvolva uma reflexão teórica a partir de atividades de pesquisa, sua análise e procedimentos metodológicos, organizados de forma técnica adequada às normas de produção de um trabalho cientifico. A Monografia escrita e individual deverá apresentar um texto acabado, expressão do desenvolvimento do projeto executado, tendo seus elementos textuais um mínimo de 50 laudas digitadas em espaço 1,5 (um e meio), além de anexos, apêndices e ilustrações que eventualmente sejam incluídos conforme normas da ABNT” (PPC, p. 128).


O que é a modalidade de TCC Produto?

“Produto Jornalístico permite que o (a) aluno (a) desenvolva, de forma experimental, a criação de um produto jornalístico que possa contribuir para o amadurecimento profissional. A disciplina está relacionada ao campo da experimentação, mas exige rigor necessário à realização dos trabalhos, partindo do pressuposto de que o (a) aluno (a) esteja apto (a) a ingressar formalmente no mercado de trabalho. É premissa fundamental para o desenvolvimento do projeto, que o trabalho a ser desenvolvido tenha ou viabilidade comercial (mercadológica) ou relevância cultural” (PPC, p. 129).


Quais produtos podem ser desenvolvidos como TCC?
  • Livro-reportagem;
  • Revista;
  • Jornal;
  • Plano de comunicação de uma assessoria de comunicação;
  • Fotografia (fotojornalismo);
  • Documentário televisivo;
  • Grande reportagem (TV);
  • Documentário radiofônico;
  • Produção de programa em formato radiorevista;
  • Produto multimídia.

Quem avalia o TCC?

“Os trabalhos serão analisados por uma Banca Julgadora, composta por três membros, sendo um deles o professor orientador e os outros dois professores convidados, dos quais um, necessariamente, deve ser do curso de Jornalismo e o outro pode ser de qualquer curso da UFCA ou de outra instituição de ensino superior, a critério do professor orientador, em comum acordo com o aluno orientando” (PPC, p. 132).


Quais são os critérios de avaliação do TCC?

“Para efeito de julgamento pela Banca Julgadora, avaliados com base nos seguintes critérios: a) Capacidade técnica e / ou de análise lógica e reflexão = 4,0 pontos b) Empenho do (a) aluno (a) na atividade investigativa e na busca e aplicação de procedimentos metodológicos adequados e, no caso de projeto experimental, na busca de inovações = 3,0 pontos c) Comunicabilidade e correção do texto = 2,0 pontos d) Aplicação e frequência nos encontros programados do orientador = 1,0 ponto” (PPC, p. 132).


Como fazer a matrícula em TCC?

A matrícula é feita, exclusivamente, pela Coordenação. Preencha o Formulário de Matrícula em TCC, envie por e-mail ou entregue presencialmente.


Quais são os critérios e parâmetros para cada TCC na modalidade produto?

Livro-Reportagem

O livro-reportagem é o veículo impresso não-periódico que apresenta reportagens em grau de amplitude superior ao tratamento costumeiro nos meios de comunicação.

A concepção de um livro-reportagem requer informação capaz de superar as barreiras do imediato e do superficial, de modo a fazê-lo permanecer como objeto de interesse. Pede também densidade, análise e conteúdo.

Além de considerar as características do artefato livro no seu planejamento e criação editorial-gráfica. O formato do livro é de livre escolha, deve conter no mínimo 150.000 caracteres e ser entregue impresso em três vias para a banca. O livro-reportagem deve ser desenvolvido individualmente.


Revista

A revista é um veículo impresso com temporalidade expandida e periodicidade alongada. Deve seguir critérios relacionados à diversidade temática, concepção gráfica, análise e reflexões nas várias possibilidades de gêneros e abordagens jornalísticas.

O formato da revista é de livre escolha, deve conter no mínimo 24 páginas e ser entregue impressa em três vias para a banca. Além do produto, deve ser entregue o Relatório Técnico impresso em três vias. A revista pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo constituído por até três estudantes.


Jornal

“Com o objetivo de produzir um jornal, o (a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto (com escolha definida entre o projeto redacional e o projeto gráfico) em que deverá constar a redação final e edição do material no suporte jornal. O jornal deve ter entre 16 e 24 páginas, seja em formato tablóide, seja em formato convencional. Pode ser feito por até quatro alunos, sendo a avaliação individual” (PP, p. 130).


Plano de Comunicação

O plano de comunicação é uma ferramenta na qual se estabelecem os caminhos que a comunicação organizacional irá percorrer, por meio de análises e estudos sobre a instituição/evento/pessoa/entidade.

O trabalho terá que compreender etapas de um Plano de Comunicação, tais como: Análise da Situação, Orientação Estratégica, Escolha dos Meios, Orientação Criativa, Orçamento, Diário de Campo e, caso tenha sido colocado em prática, a avaliação da eficácia da mensagem e sua adequada recepção para os diversos públicos, além das referências consultadas.

O Plano deverá ser impresso e entregue em três vias, e ter no mínimo 100 mil caracteres. Pode ser desenvolvido de forma individual ou por equipe formada por, no máximo, três alunos.

A Formatação, os elementos pré-textuais, pós-textuais e as Referências devem estar acordo com a norma atualizada da ABNT.


Documentário Audiovisual

É uma produção audiovisual autoral com elementos cinematográficos e/ou jornalísticos. No documentário há possibilidade de experimentar diferentes estilos de planejamento, captação e edição. O documentário deverá ter um mínimo de quinze minutos e ser disponibilizado em DVD ou através de link.

No Relatório Técnico a ser entregue a cada um dos membros da banca examinadora deverá ser acrescido o pré-roteiro e o Roteiro final do documentário.

O produto pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo constituído por até três estudantes.


Documentário em Mídia Sonora

Documentário é um gênero da mídia sonora que aborda um determinado tema em profundidade. O trabalho deve ser baseado em uma pesquisa de dados e de arquivos sonoros, com múltiplas vozes (entrevistados). Inclui, ainda, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e elaboração de um roteiro prévio e pautas apuradas.

Deve contemplar também uma coletânea de entrevistas e depoimentos, fontes diversas, efeitos sonoros e musicais, bem como apresentar um planejamento editorial, sendo gravado e editado em softwares de acesso livre. O material sonoro deve ter entre 30 e 40 minutos de conteúdo dividido em capítulos (blocos).

O produto poderá ser feito individualmente ou em equipe de até três alunos. O trabalho deve ser disponibilizado em formato digital (ou link).

Acompanhado do Relatório Técnico de Produto, deve ser entregue o pré-roteiro e script final com indicações técnicas (anexadas).


Reportagem Multimidia

Reportagem multimídia é um gênero jornalístico estruturado em capítulos, sendo um principal ao qual estarão conectados os demais por meio de estratégias narrativas (conteúdo) e formais (hiperlinks), seguindo o modelo ‘long-form’.

O produto precisa conter todos os seguintes elementos multimídia: texto, fotografia, som, vídeo, infográfico. A reportagem pode, além dos itens obrigatórios, explorar recursos inovadores, como imagem 360º e Jornalismo
Guiado por Dados.

Cada elemento deve ser compreendido como uma unidade informativa em articulação com as demais unidades para construir uma narrativa coordenada e harmônica.

A reportagem multimídia deve estar estruturada em pelo menos quatro capítulos, sendo um capítulo principal ao qual estarão conectados os demais.

Todos os capítulos (principal e secundários) precisam conter recursos multimídia de maneira que a reportagem como um todo integre os elementos obrigatórios.

O produto deve ser desenvolvido, preferencialmente, em plataforma gratuita,
reunido num único endereço eletrônico (URL).

O acesso à Reportagem Multimídia deve ser garantido aos membros da Banca de avaliação do TCC por meio de um único endereço eletrônico. Além do produto, deve ser entregue o Relatório Técnico impresso em três vias.

A reportagem multimídia pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo
constituído por até três estudantes.


Ensaio Fotográfico

É um conjunto de imagens fotográficas que permite maior liberdade autoral ao realizador, possibilitando o uso de outras formas discursivas que não necessariamente jornalísticas. Podem ser apresentados nos seguintes formatos:

a)Fotografias impressas

Mínimo de 20 e no máximo 30 fotografias apresentadas em papel fotográfico e dispostas sequencialmente (uma por página) no corpo do trabalho.

As impressões fotográficas devem ter no mínimo 15 x 20 centímetros e, no máximo, 20 x 25 centímetros. Todas as imagens devem conter legendas.

b)Slideshow 

Mínimo de 80 e no máximo 120 fotografias, o slideshow deve ser produzido por meio de programas específicos para edição. Além das fotografias, a apresentação poderá conter sons e textos. O tempo máximo do
slideshow não poderá ultrapassar 15 minutos. O produto final deverá ser entregue, juntamente com o trabalho, em um disco CD/DVD.

Além do Ensaio Fotográfico, deve ser entregue o Relatório Técnico impresso em três vias. O produto pode ser desenvolvido individualmente.


Fotorreportagem

É uma produção fotojornalística em que os trabalhos devem ter um teor investigativo, construindo uma narrativa que explicite de
forma clara um determinado acontecimento ou tema.

Podem ser apresentados nos seguintes formatos:

a)Fotografias impressas: Mínimo de 20 e no máximo 30 fotografias apresentadas em papel fotográfico e dispostas sequencialmente (uma por página) no corpo do trabalho. As impressões fotográficas devem ter no mínimo
15 x 20 centímetros e, no máximo, 20 x 25 centímetros. Todas as imagens devem conter legendas.

b)Slideshow: Mínimo de 80 e no máximo 120 fotografias, o slideshow deve ser produzido por meio de programas específicos para edição. Além das fotografias, a apresentação poderá conter sons e textos.

O tempo máximo do slideshow não poderá ultrapassar 15 minutos. O produto final deverá ser entregue, juntamente com o trabalho, em um disco CD/DVD.

Além da Fotorreportagem, deve ser entregue o Relatório Técnico impresso em três vias. O produto pode ser desenvolvido individualmente.


Aplicativo Jornalistico

O Aplicativo Jornalístico se pauta pela adequação da linguagem jornalística ao dispositivo móvel, fazendo uso das características do jornalismo nos meios
digitais, acrescidos da lógica ubíqua da informação nestes ambientes.

O produto deve conter uma narrativa jornalística que explore a ubiquidade, a
multimidialidade (vídeos, áudios, fotografias, textos e infografias), a personalização (por meio da ativação criativa de funcionalidades específicas dos dispositivos móveis presentes nos seus sensores), a hipertextualidade para a estruturação da narrativa, a interatividade e elementos de inovação.

A reportagem deverá estar dividida em sub-tópicos ou em capítulos, os quais devem ser acessados desde um menu, ou pela navegação dentro do corpo do texto. Isto compete à estrutura hipertextual, a qual deverá ser definida na etapa de planejamento da reportagem. O produto final será um aplicativo, que deve ser disponibilizado em um Repositório para acesso da banca examinadora.

Além do produto, deve ser entregue o Relatório Técnico impresso em três vias. O Aplicativo pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo constituído por até três estudantes.


Reportagem Especial em Audiovisual

É uma reportagem que consiste no conjunto de narrativas audiovisuais referente a atualidades e fenômenos sociais, mais extensa no tempo e com aprofundamento temático.

A reportagem especial pode ser realizada em série, composta por no mínimo três videorreportagens de cinco minutos da mesma temática ou uma única videorreportagem com no mínimo 10 minutos.

O produto poderá ser disponibilizado em DVD ou através de link.

No Relatório Técnico a ser entregue a cada um dos membros da banca examinadora, deverão ser acrescidas as pautas e os scripts. O trabalho deve ser desenvolvido em grupo constituído por dois ou três estudantes. 


Caderno Gráfico de Jornalismo

É um veículo impresso e temático de informação jornalística estruturado numa narrativa visual gráfica.

Deve ser realizada uma reportagem para mídia impressa explorando as possibilidades de representação do tema nos modos verbal, pictórico e esquemático da linguagem visual, tais como gráficos, infográficos, ensaios fotográficos dentre outros.

O formato do caderno é de livre escolha, deve conter de 8 a 12 páginas e ser entregue impresso junto com o relatório técnico em três vias para a banca. O caderno gráfico de jornalismo pode ser desenvolvido individualmente ou em dupla.


Programa e Mídia Sonora

É um produto que reúne diferentes formatos e gêneros tais como nota, boletim, reportagem, entrevista, externa, crônica e debate. O programa em mídia sonora pode trabalhar com o factual (radiojornal) e/ou ser temático.

O programa em mídia sonora deve contemplar, pelo menos, quatro formatos (citados anteriormente) e ter duração mínima de uma hora. O produto poderá ser disponibilizado em CD ou através de link.

No Relatório Técnico a ser entregue a cada um dos membros da banca examinadora, deverá ser acrescido o roteiro. O trabalho deve ser desenvolvido individualmente ou em grupo constituído por até três estudantes.


Duvidas frequentes

Como faço a matrícula no TCC?

Você deve preencher o Formulário de Matrícula em TCC, disponível na coordenação do curso ou fornecido por e-mail. O formulário precisa conter os dados pessoais e de contato, nome do orientador, assinaturas do discente, do orientador e da coordenação de TCC.


Quais opções o formulário de matrícula contempla?

Você pode solicitar o registro de orientação para iniciar o TCC, alteração de orientador(a), exclusão da atividade TCC, caso não vá mais cursar.


Quando devo entregar esse formulário?

Preferencialmente no início do semestre letivo ou assim que houver definição do orientador. O ideal é acompanhar o calendário divulgado pela coordenação.


É preciso assinar presencialmente?

O formulário pode ser assinado presencialmente ou em formato digital, com assinaturas válidas. Verifique com a coordenação se aceitam versões digitais.


Recebo algum comprovante de matrícula no TCC?

Sim. Após a entrega, você receberá um comprovante de solicitação, com sua assinatura e a da coordenação/servidor responsável, registrando a data da solicitação.


E se meu orientador não puder continuar me orientando?

Você deve preencher o mesmo formulário, marcando a opção “Alteração de Orientador”, e indicar o novo orientador, com as devidas assinaturas.


Quais documentos preciso entregar junto com o formulário?

Normalmente, só o formulário é necessário. Porém, a coordenação pode solicitar também histórico ou justificativas em casos de alteração, ou exclusão do TCC. Verifique previamente com a coordenação do curso.


O que acontece se eu desistir do TCC depois da matrícula?

Você precisa preencher o formulário marcando a opção “Exclusão da atividade TCC”, com justificativa e assinatura do orientador. A exclusão formal evita problemas futuros com trancamento ou reprovação por abandono.


Posso alterar o tema do TCC depois da matrícula?

Sim, desde que o novo tema seja aprovado pelo orientador e comunicado à coordenação. Embora o formulário não tenha campo específico para isso, a mudança deve ser registrada formalmente.


O que fazer caso eu não consiga finalizar meu TCC no fim do semestre?

Deixar reprovar pode impactar negativamente seus índices acadêmicos. Trancar o curso é uma alternativa mais vantajosa, pois preserva o vínculo com a universidade e oferece mais tempo para concluir o TCC sem prejuízos. É recomendável consultar a coordenação do curso para mais informações.


Com informações do Projeto Pedagógico.