Onde o curso se localiza na estrutura organizacional da UFCA?

Na UFCA, os cursos de graduação estão vinculados às Unidades Acadêmicas. Elas são responsáveis pela atividade-fim da Universidade, o ensino, através da operacionalização e interligação dos cursos de áreas afins. No caso do curso de jornalismo, a Unidade Acadêmica é o Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes – IISCA.


O que é o Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes – IISCA?

O Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) é uma Unidade Acadêmica composta por cinco cursos de graduação nas áreas de Humanidades, Artes e Comunicação Social: música, jornalismo, letras-libras, filosofia e design. 


Como é a estrutura organizacional do curso?

O curso tem as seguintes instâncias institucionais e deliberativas:

Colegiado: É presidido pelo(a) coordenador(a) do curso e tem a seguinte composição mínima de: 70% de docentes, 10% de técnico-administrativos e 10% de discentes.

Núcleo Docente Estruturante (NDE): “O Núcleo Docente Estruturante é o órgão consultivo constituído pelo coordenador e por docentes do Curso Jornalismo em regime de tempo integral ou parcial, indicados pelo Colegiado do curso. Esse núcleo deve corresponder a 30% (trinta por cento) do Colegiado e seus membros têm mandato de um ano com possibilidade de recondução” (PPP, p. 50).

Coordenação: é composta por um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coordenador(a) elegidos(as) por eleição para um mandato de 2 anos, com possibilidade de uma única recondução. 


Qual é a função do Colegiado do curso?

O colegiado é um órgão consultivo e deliberativo sobre assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento e à qualidade do curso. Ele analisa e aprova alterações no currículo, criação de disciplinas, modificações no Projeto Pedagógico, as condições de realização das atividades acadêmicas, situações especiais, dentre outros assuntos.


O que a Coordenação do Curso faz?

Entre as diversas atribuições da Coordenação, a mais importante é a manutenção para garantir o bom funcionamento do programa e o êxito dos estudantes. Isso inclui planejar o currículo do curso, gerenciar questões acadêmicas como horários e salas de aula, supervisionar o corpo docente, estabelecer parcerias com empresas de comunicação, representar o curso em diferentes instâncias institucionais. A Coordenação também é responsável por orientar e receber as demandas dos estudantes.


O que o Núcleo Docente Estruturante faz?

“São atribuições do NDE:

I – avaliar, periodicamente, pelo menos a cada três anos no período do ciclo avaliativo dos SINAES e, sempre que necessário, elaborar propostas de atualização para o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e encaminhá-las para apreciação e aprovação do colegiado do curso;

II – fazer o acompanhamento curricular do curso, tendo em vista o cumprimento da missão e dos objetivos definidos em seu Projeto Pedagógico;

III – zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

IV – contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

V – indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mundo do trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

VI – zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.

VII – sugerir e fomentar ações voltadas para a formação e o desenvolvimento dos docentes vinculados ao curso” (PPP, p. 50).


O que são os laboratórios do curso?

“Embora esteja situado no campo das Ciências Humanas, o Curso de Jornalismo possui especificidades que exigem uma robusta estrutura laboratorial. Os laboratórios são pré-requisitos fundamentais para conciliar a teoria e a prática desde os semestres iniciais, conforme preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais. Eles concentram as aulas práticas dos componentes curriculares dos setores de estudo de Jornalismo Impresso, Jornalismo Digital, Comunicação Visual, Assessoria de Imprensa, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo” (PPP, p. 27).


Quais laboratórios o curso possui e onde ficam localizados?

Bloco H

Laboratório de Telejornalismo (atrás do auditório Beata Maria de Araújo).

Bloco G

Laboratório de Radiojornalismo (sala G09).

Laboratório de Jornalismo Digital (sala G11).

Laboratório de Fotojornalismo (sala G19).

Bloco E

Laboratório de Práticas Jornalísticas – Anderson Sandes (sala E02)


Como agendar um horário para uso ou atendimento nos laboratórios?

Cada laboratório dispõe da assistência de um ou mais técnicos e funcionam das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira. O atendimento pode ser agendado/realizado em contato com os próprios técnicos.


Quais equipamentos podem ser solicitados e como solicitar?

O único laboratório que dispõe de equipamentos para reserva é o de Fotografia.

O agendamento e reserva de equipamento poderá ser feito presencialmente ou pelo email: labfoto.iisca@ufca.edu.br. Reservas devem ser feitas com no mínimo 24h e no máximo 72h de antecedência, cancelamentos de reserva devem ser informados com no mínimo 24h, caso contrário pode haver suspensão de uso dos equipamentos.

Podem fazer uso dos equipamentos e instalações, todos os alunos cadastrados e matriculados no Curso de Jornalismo que tenham cursado como pré-requisito a disciplina de fotojornalismo.

É proibido o uso de qualquer um dos equipamentos dos laboratórios para fins não didáticos ou não acadêmicos


Com informações do Projeto Pedagógico.