O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

É uma disciplina obrigatória, localizada no oitavo semestre com carga horária de 320 horas. Existem duas modalidades de TCC: a modalidade Monografia e a modalidade Produto Jornalístico.


O que é a modalidade de TCC Monografia?

“Considera-se como Trabalho de Conclusão de Curso a Monografia que desenvolva uma reflexão teórica a partir de atividades de pesquisa, sua análise e procedimentos metodológicos, organizados de forma técnica adequada às normas de produção de um trabalho cientifico. A Monografia escrita e individual deverá apresentar um texto acabado, expressão do desenvolvimento do projeto executado, tendo seus elementos textuais um mínimo de 50 laudas digitadas em espaço 1,5 (um e meio), além de anexos, apêndices e ilustrações que eventualmente sejam incluídos conforme normas da ABNT” (PP, p. 128).


O que é a modalidade de TCC Produto?

“Produto Jornalístico permite que o (a) aluno (a) desenvolva, de forma experimental, a criação de um produto jornalístico que possa contribuir para o amadurecimento profissional. A disciplina está relacionada ao campo da experimentação, mas exige rigor necessário à realização dos trabalhos, partindo do pressuposto de que o (a) aluno (a) esteja apto (a) a ingressar formalmente no mercado de trabalho. É premissa fundamental para o desenvolvimento do projeto, que o trabalho a ser desenvolvido tenha ou viabilidade comercial (mercadológica) ou relevância cultural” (PP, p. 129).


Quais produtos podem ser desenvolvidos como TCC?
  • Livro-reportagem;
  • Revista;
  • Jornal;
  • Plano de comunicação de uma assessoria de comunicação;
  • Fotografia (fotojornalismo);
  • Documentário televisivo;
  • Grande reportagem (TV);
  • Documentário radiofônico;
  • Produção de programa em formato radiorevista;
  • Produto multimídia.

Quem avalia o TCC?

“Os trabalhos serão analisados por uma Banca Julgadora, composta por três membros, sendo um deles o professor orientador e os outros dois professores convidados, dos quais um, necessariamente, deve ser do curso de Jornalismo e o outro pode ser de qualquer curso da UFCA ou de outra instituição de ensino superior, a critério do professor orientador, em comum acordo com o aluno orientando” (PP, p. 132).


Quais são os critérios de avaliação do TCC?

“Para efeito de julgamento pela Banca Julgadora, avaliados com base nos seguintes critérios: a) Capacidade técnica e / ou de análise lógica e reflexão = 4,0 pontos b) Empenho do (a) aluno (a) na atividade investigativa e na busca e aplicação de procedimentos metodológicos adequados e, no caso de projeto experimental, na busca de inovações = 3,0 pontos c) Comunicabilidade e correção do texto = 2,0 pontos d) Aplicação e frequência nos encontros programados do orientador = 1,0 ponto” (PP, p. 132).


Como fazer a matrícula em TCC?

A matrícula é feita, exclusivamente, pela Coordenação. Preencha o Formulário de Matrícula em TCC, envie por e-mail ou entregue presencialmente.


Quais são os critérios e parâmetros para cada TCC na modalidade produto?

Livro-reportagem

“Com o objetivo de realizar um livro-reportagem, o (a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto em que deverá constar a redação final e edição do material no suporte livro. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5 (1 e ½ ). O livro-reportagem deverá ter entre 50 (cinqüenta) e 60 (sessenta) páginas (lauda padrão) ou 150 mil caracteres. Pode ser feito individualmente ou em dupla, sendo a avaliação individual” (PP, p. 130).


Revista

“Com o objetivo de produzir uma revista, o (a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto (com escolha definida entre o projeto redacional e o projeto gráfico) em que deverá constar a captação das informações a partir das premissas estabelecidas no item anterior, sem permissão de inserção de publicidade. Redação final e edição do material no suporte revista, a qual deverá ter um mínimo 30 páginas editoradas. Pode ser feito por até quatro alunos, sendo a avaliação individual” (PP, 130).


Jornal

“Com o objetivo de produzir um jornal, o (a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto (com escolha definida entre o projeto redacional e o projeto gráfico) em que deverá constar a redação final e edição do material no suporte jornal. O jornal deve ter entre 16 e 24 páginas, seja em formato tablóide, seja em formato convencional. Pode ser feito por até quatro alunos, sendo a avaliação individual” (PP, p. 130).


Plano de Comunicação

“Com o objetivo de realizar um Plano de Comunicação, o (a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto em que deverá constar a execução de um Plano capaz de contemplar os diferentes públicos a serem atingidos (interno, externo e imprensa), com estratégias específicas para cada um deles. O projeto deverá ter entre 50 e 60 laudas ou 150 mil caracteres. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5 (1 e ½ ). O projeto deve ser desenvolvido de forma individual ou por equipe formada por, no máximo, três alunos. O trabalho terá que compreender todas as etapas de um Plano de Comunicação: Análise da Situação (histórico, forças externas, concorrência, pontos fortes e pontos fracos da instituição ou projeto assessorado), Orientação Estratégica (os objetivos do Plano, definição do público-alvo e metas), Escolha dos Meios (ferramentas que serão utilizadas para o alcance dos objetivos e adequação do discurso às diferentes plataformas midiáticas escolhidas), Orientação Criativa (a mensagem transmitida e as estratégias para veiculá-la de modo mais eficiente) Orçamento (otimização dos recursos financeiros) e, caso tenha sido colocado em prática, a avaliação dos resultados obtidos” (PP, p. 130-131).


TV (documentário jornalístico)

“Com o objetivo de desenvolver um documentário televisivo, o (a)aluno (a) deverá desenvolver um projeto em que conste a captação e edição final do documentário. O documentário deverá ter um mínimo de quinze minutos. Pode ser feito por até três pessoas, sendo a avaliação individual. O documentário televisivo pode receber a colaboração de técnicos, cenógrafos e sonoplastas, mas a criação, o roteiro e a direção do documentário devem ser necessariamente realizados pelos alunos” (PP, p. 131).


Rádio

“Com o objetivo de desenvolver um documentário radiofônico, o(a) aluno (a) deverá desenvolver um projeto em que conste a captação e edição final do documentário. O documentário deverá ter um mínimo de trinta minutos. Pode ser feito por até três pessoas, sendo a avaliação individual. O documentário radiofônico pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do documentário devem ser necessariamente realizados pelos alunos” (PP, p. 131).


Produto multimídia

“O aluno (a) deverá desenvolver um projeto que contemple uma narrativa jornalística numa perspectiva multimidiática, sendo esta compreendida como um conjunto convergente dos modos enunciativos vídeo, áudio, texto, imagem estática e interatividade, de maneira que a combinação destas diversas modalidades enunciativas criem uma narrativa jornalística em suporte hipertextual digital. Dessa maneira, o (a) aluno (a) poderá desenvolver um documentário para a web. O suporte para tal produto deverá ser um sítio na Internet. Deve haver a redação final e edição do material para posterior inclusão no formato final do suporte multimídia. Neste caso, o produto necessariamente deverá conter no mínimo 10 vídeos, 05 laudas de texto para edição final, sendo este o somatório de todo o texto do webdocumentário, uma sequência narrativa com, no mínimo, 20 fotografias, 05 arquivos de áudio, em podcast, de, no mínimo, um minuto. Este projeto deve ser realizado por apenas um aluno, com o auxílio dos técnicos do curso de Jornalismo […] para edição do material. ” (PP, p. 131-132).


Fotografia

“Com o objetivo de apresentar um projeto fotográfico, o (a) aluno (a) deverá desenvolver uma série que contemple tema de relevância jornalística e (ou) documental. O produto poderá ser um ensaio ou fotorreportagem, com proposta apontando para a relevância do tema escolhido, detendo aprofundamento no assunto e perspectivas plurais de investigação. Este trabalho deverá ser acompanhado de uma apresentação do assunto a ser abordado. A apresentação final poderá ser uma reportagem fotográfica ou uma fotodocumentação. Este poderá ser apresentado de forma impressa ou digital, sendo obrigatório um mínimo de 20 e máximo de 30 ampliações (no tamanho mínimo de 20 x 30) na série impressa e um mínimo de 40 e máximo de 50 fotografias (no caso de produtos apresentados por meio de slide show)” (PP, p. 132).


Com informações do Projeto Pedagógico.