Preciso realizar matrícula todo semestre?

Sim. “A matrícula em componentes curriculares é obrigatória para todos os estudantes vinculados a cursos de graduação em cada período letivo regular”. (RCG, Art. 201)


Quando realizar a matrícula?

“A matrícula é efetuada, em cada período letivo, exclusivamente nos prazos definidos no Calendário Universitário, não sendo realizadas novas matrículas após o encerramento dos prazos de matrícula, ajuste de matrícula, matrícula em tempo real e matrícula irrestrita” (RCG, Art. 199).

Acesse o Calendário Universitário e confira os prazos.


Como realizar a matrícula?

Para solicitar matrícula, acesse o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA): https://sig.ufca.edu.br

Assista ao tutorial de matrícula para veteranos disponibilizado pela PROGRAD:
https://www.loom.com/share/85c4f90ec8de417896b6adc94c6491b3


O que acontece se eu não realizar a matrícula?

“A não realização de matrícula, exceto nos períodos letivos em que o programa está suspenso por trancamento total, ou por mobilidade em outra instituição, caracteriza abandono de curso e gera cancelamento do vínculo com a UFCA” (RCG, Capítulo VII, Parágrafo Único).


O que é o Processamento de Matrícula?

É o período em que o sistema processa as informações referentes às matrículas. Isso acontece porque existem critérios de prioridade para a ocupação das vagas. Por exemplo, as vagas de algumas disciplinas de determinado curso são reservadas primeiro para os(as) estudantes desse curso. Após o processamento você recebe a confirmação de que sua matrícula foi efetuada (deferida) ou não (indeferida). Para mais detalhes consulte o Capítulo VIII do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.


O que é o Ajuste de Matrícula?

O ajuste de matrícula “corresponde à possibilidade de o estudante efetuar alterações na sua matrícula, ou efetivá-la, caso não a tenha feito no período de matrícula regular” (RCG, Art. 204).

Ou seja, “o período de ajuste de matrícula existe exatamente para você corrigir qualquer falha que tenha ocorrido na sua matrícula depois que o período comum de matrícula tenha se encerrado ou para que você altere sua matrícula conforme desejar, incluindo e/ou excluindo disciplinas” (Manual do Estudante, 2019, p. 15).


O que é a Matrícula em Tempo Real?

Quando o processamento do ajuste de matrícula é concluído, existe a possibilidade de ocupar vagas ainda existentes nas turmas (disciplinas), através da matrícula em tempo real. O procedimento é realizado pelo(a) estudante no SIGAA e não há processamento da solicitação, ou seja, a matrícula acontece imediatamente. É permitido apenas acrescentar matrículas em turmas e não é possível excluir, modificar ou substituir matrículas já realizadas.

“Cabe ao estudante decidir sobre a conveniência da matrícula em tempo
real, levando em conta que são registradas faltas nas aulas ocorridas até o dia da efetivação da matrícula e que não se prevê a reposição do conteúdo e das avaliações já ministradas.” (RCG, Capítulo X, Parágrafo único)


O que é a Matrícula Irrestrita?

“A matrícula irrestrita ocorre no mesmo período da matrícula em tempo real e é realizada pelo coordenador de curso a pedido do estudante” (RCG, Art. 209).

“Durante o período de matrícula irrestrita, a Coordenação de Curso pode, a pedido do estudante ou por causa grave devidamente justificada, ajustar e excluir matrículas no sistema” (RCG, Art. 210).

“Cabe ao estudante decidir sobre a conveniência da matrícula irrestrita, levando em conta que são registradas faltas nas aulas ocorridas até o dia da efetivação da matrícula e que não se prevê a reposição do conteúdo e das avaliações já ministradas” (RCG, Capítulo XI, Parágrafo único).


O que é o trancamento parcial e como fazê-lo?

Sobre isso, o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA estabelece o seguinte:

“Art. 254. O trancamento parcial será concedido até o prazo de 8 (oito) semanas contadas a partir do início do período letivo, de acordo com data estabelecida no calendário universitário.

§1º O trancamento parcial em módulo deve ser solicitado até, no máximo, a data de cumprimento de 1/3 (um terço) da carga horária prevista no módulo.

§2º Aplica-se ao trancamento parcial em atividades coletivas que preveem aulas o mesmo prazo previsto para o trancamento parcial no módulo, tomando-se como base apenas a carga horária ministrada sob a forma de aulas para determinação do prazo para trancamento da atividade.

§3º As atividades coletivas que não preveem aulas e as atividades de orientação individual podem ser trancadas até o último dia do período letivo, desde que o aluno esteja matriculado em outro componente curricular que garanta seu vínculo ativo com a UFCA.

§4º Será concedido trancamento parcial em qualquer componente que preveja formação de turmas, dentro ou fora do prazo, por motivo de saúde devidamente comprovado pela avaliação médica da UFCA.”


O que é trancamento total (suspensão de programa) e como fazê-lo?

A suspensão de programa significa interromper por um período letivo as atividades acadêmicas, mas mantendo o vínculo ao curso. Podem ser realizadas até 4 suspensões em períodos letivos regulares, consecutivos ou não.

No período letivo seguinte ao trancamento total  o vínculo retorna automaticamente para ativo. Ou seja, o trancamento deve ser realizado a cada período letivo, caso deseje mantê-lo por mais de um semestre.

O trancamento total é solicitado pelo(a) estudante no SIGAA e efetivado sete dias após a solicitação. Durante este período (7 dias) é possível desistir da suspensão.

O trancamento total cancela a matrícula nos componentes curriculares nos quais o(a) estudante está matriculado, preservando-se aqueles nos quais já se encontra aprovado(a).

Para realizar o trancamento total é preciso estar quite com o sistema de bibliotecas.

Não é permitido suspender o programa no período letivo de ingresso, exceto nos casos previstos no Art. 259 do Regulamento de Cursos da UFCA.


Não encontrei minha dúvida aqui, o que faço?

Verifique se a informação que você busca está disponível no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA. Caso não encontre o que procura, entre em contato com a Coordenação do Curso.


Com informações do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA (RCG), do Manual do Estudante e da Pró-Reitoria de Graduação.